TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Açao Condição

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Ação 

        A Ação nada mais é que a provocação exercida pelo autor, e a contestação e a resistência exercida pelo réu à aquela provocação, que seja por fundamento jurídicos ou de fato. Como o nome já diz, movimentar-se, ou seja, e uma ação do poder Judiciário através do instrumento chamado “Processo”, no Art. 5º XXXV diz: “ a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.

        Toda via esse direito de ação pressupõe certeza do direito material, mas a mera pretensão, e alguns requisitos são necessários para se propor uma ação chamamos de “Condição da Ação”.

A Condição da Ação, nela tem que ter:

* Legitimidade.

* Interesse Jurídicos.

* Possibilidade Jurídica.

LEGITIMIDADE JURÍDICA

        

        Consiste em aferir a pretensão do autor na petição inicial, e se quem esta pleiteado o direito e parte legitima, ou seja autorizado por lei. Art. 3º – CPC, Art. 267, VI – CPC, Art. 295, II e III – CPC, tida como  legitimação ordinária, que pode ser simples e  por representação.

        Toda a ação é bipolar tendo de um lado a parte autora e do outro a ré, denominada ativa e passiva.

Parte legítima Ativa: geralmente é o titular de direito.

Parte legítima Passiva: é quem deve responder pelos encargos e termo da ação demandada.

        Quanto a legitimação Ordinária se dá pelo fato de que o autor é o titular de direito ou por representação.

        Já a legitimação Extraordinária decorre da vontade da lei, conforme Art. 5º, LXX. Podendo um terceiro conferir o direito alheio, em nome do próprio requerente.

INTERESSE JURÍDICO

        Neste vemos a necessidade de se recorrer ao Poder Judiciário, para que se tenha um resultado pretendido, sendo que o autor deve estar certo que o meio pela qual o direito material seja adquirido  é pela órbita processual.

        Toda via este interesse é divergente da pretensão, no campo do direito material, em poder do réu está o direito de resistir a pretensão do autor, nascendo então a lide.

POSSIBILIDADE JURÍDICA

        Para que a parte possa exercer seu direito processual de ação, é indispensavel averiguar se a ordem jurídica jurídica nacional contempla a previsão pretendida pelo autor ou, pelo menos, que não haja proibição à formulação de ser deduzida em juízo.

        Entende-se que só pode formular, em juízos, pedidos que, em tese, sejam possíveis ou, pelo menos, que não sejam proibidos ou vetados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com