TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aíntese Fmc

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Juliana Mazzeto Resende Soares – Turma 2- PUC PRAÇA

Tema: Mulher na sociedade

Síntese do Trabalho- Parte Individual

Nos dias de hoje, ainda é nítida a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade, oriunda de uma cultura machista que tem raízes históricas antigas. Apesar dos avanços da sociedade , desde tempos remotos no qual a figura feminina era tida como propriedade dos homens, é possível constatar profunda discrepância de direitos entre homens e mulheres na atualidade, o que tem como consequência a organização  de movimentos feministas que lutam por direitos iguais.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostra que cresceu a desigualdade entre homens e mulheres no mercado formal de trabalho , embora tenha aumentado a proporção de pessoas do sexo feminino ,em idade economicamente ativa, trabalhando ou buscando emprego. A taxa de atividade dos homens continua superior à das mulheres, e no quesito formalização do trabalho , a situação feminina continua desfavorável . Outro fator que expõe a desigualdade de gênero no mercado de trabalho é as diferenças salariais entre homens e mulheres, já que as mulheres recebem cerca de 70% do rendimento médio dos homens. (reportagem do jornal online O GLOBO)

Apesar dos avanços legais e expressivos, e das inúmeras conquistas femininas em relação aos direitos fundamentais , na atualidade a violência contra a mulher é muito presente, sobretudo no âmbito doméstico. Isso se deve à concepção machista que ainda aparece na sociedade. Vivemos ainda uma cultura patriarcal, na qual o homem assume a função de líder da família, e os filhos e a esposa, muitas vezes, encontram-se em um patamar de submissão à ele. No caso da violência doméstica , grande parte das agredidas não denunciam seus agressores, o que produz reflexos significativos em todo o grupo familiar, especialmente em crianças e adolescentes que tendem a compreender a violência como única e melhor estratégia para a solução dos conflitos familiares. Além da violência doméstica, outras formas de violência, como a sexual, física e psicológica, também ratificam a desigualdade e  abismo existente entre a figura masculina e a feminina. Nos casos de violência sexual contra a mulher percebe-se a ideia ainda disseminada na sociedade, principalmente de acordo com a concepção masculina, na qual as mulheres são consideradas objetos, ideia de mercantilização do corpo. Dessa forma, criminosos que cometem tal delito, se veem no direito de desrespeitar e violar a dignidade da mulher que está sendo abusada, a fim de obter satisfação de seus desejos sexuais.  (Site mundo jovem, entrevista com Sônia Coelho)

Como consequência da desigualdade entre gêneros, surgem os movimentos feministas, movimentos políticos cuja meta é a conquista da igualdade de direito entre homens e mulheres, garantindo a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Além disso, os movimentos feministas são movimentos intelectuais e teóricos, que procuram desnaturalizar a ideia de que há uma diferença entre os gêneros e , visam propagar e defender a igualdade de direitos. A Marcha Mundial das Mulheres é um exemplo de movimento feminista, que atua na questão do trabalho, na autonomia econômica, na luta contra a violência, ela paz e desmilitarização. Na Europa, a Marcha está muito focada contra as políticas de austeridade de contra o desemprego que afeta diretamente as mulheres. Já na África, a marcha está voltada para a questão da solidariedade com as mulheres e contra a violência. (site infoescola- matéria feminismo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com