TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CONCRETO CIÊNCIA POLÍTICA

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  1.802 Visualizações

Página 1 de 2

CIÊNCIA POLÍTICA - CCJ0107

Título

Introdução à disciplina Ciência Política

Descrição

Em reportagem constante em http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/06/20/201cdesinteresse-por-politicaameaca-a-democracia201d, o filósofo francês Francis Wolff, um ardoroso defensor da democracia, afirmou que um de seus alvos no estudo da política é exatamente o apolitismo.

Em sua opinião, o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia, ao fomentar entre outros males a ação do que chama de políticos profissionais. Livre de cobranças, esse grupo teria o hábito de aprovar ou impor medidas descoladas das verdadeiras necessidades e desejos dos cidadãos. Por isso, para o filósofo, o apolitismo, seria a recusa dos cidadãos, explícita ou implícita, em participar da vida da comunidade política e das escolhas que essa comunidade faz, ou seja, seria o desinteresse pela coisa pública.

Diante do texto acima e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à Aula 1, responda:

  1. A verdadeira concepção de política se coaduna com o desinteresse da coisa pública pela cidadania?

Não, o bem comum e a liberdade dos cidadãos são as metas da política, infelizmente não praticados por políticos profissionais (que trabalham em benefício próprio, quando em campanha política dizem o que o povo quer ouvir, mas, logo após as eleições, visam o bem pessoal).

O apolitismo, em nossa sociedade, influência para a proliferação dos políticos profissionais e em consequência uma má gestão da máquina pública.

  1. Estaria correta a afirmação do filósofo Francis Wolff quando afirma que "o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia"? Justifique sua resposta.

Sim, todos os cidadãos devem participar e interagir com a vida pública, em um estado democrático, onde o poder emanado do povo é transferido, através do voto, para que os políticos nos representem, temos que constatar se a confiança empregada está sendo bem empregada.

Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com