TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Camila Menezes Boscoli

Curso: Direito      Turma C       Turno: Vespertino

Casos Concretos – Fundamentos das Ciências Sociais

  • Caso 1:

Questão Discursiva: O pensamento científico é baseado no conhecimento científico que se constitui a partir da instauração de métodos de investigação rigorosos que permitem a formulação de explicações e a compreensão das causas e efeitos dos fenômenos observados na natureza, ou seja, ela se baseia nos estudos e não só nos fatos. Já o senso comum se baseia nas experiências pessoais e nos valores dos sujeitos envolvidos, é um saber acrítico e um conhecimento empírico, pois se vale da observação imediata das coisas e não ultrapassa as aparências, além de ser usado por quem não tem conhecimento técnico especializado no assunto. E dois exemplos de convicções equivocadas decorrentes do uso do senso comum são a de que manga com leite faz mal e que sorvete piora a gripe ou resfriado, pois ambos exemplos não tem comprovação científicas e não são verdades absolutas.

Questão de Múltipla Escolha: Letra A

  • Caso 2:

Questão Discursiva: Os Cientistas sociais são profissionais que analisam hábitos, costumes, características religiosas, entre outras coisas e que fornecem esse conhecimento para ser utilizado na resolução de problemas em várias áreas como a da educação, a da saúde entre outras. Nesse caso, um profissional dessa área seria determinante pois um estudo da sociedade da época poderia explicar os motivos da revolta dos moradores pois a falta de conhecimento por parte do governo e dos agentes sanitários causou a revolta dos populares.

Questão de Múltipla Escolha: Letra D

  • Caso 3:

Questão Discursiva: O método utilizado por ele foi o método do Relativismo Cultural, que é o método de se observa sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, ou seja, realizar a observação sem usar nenhum meio ou parâmetro pré concebido pela cultura ocidental e, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema cultural sem nenhum pré conceito. E através desse estudo antropológico de Franz Boas, aprendemos que não devemos julgar as culturas alheias e nem nos considerarmos superiores por determinadas coisas, pois cada cultura tem a sua importância e se achar superior por conta disso é falta de noção. Todas as culturas tem valor e devem ser respeitadas e não devem ser julgadas.

Questão de Múltipla Escolha: Letra B

  • Caso 4:

Questão Discursiva: O Fenômeno descrito no texto é a Diversidade Cultural, que se tornou muito presente nas sociedades do mundo por conta da globalização, que permite o intercâmbio de pessoas entre diversas culturas e que torna essa troca mais fácil. Esse fenômeno ocorre também no Brasil e de uma maneira ainda mais aparente, pois aqui todas as culturas se manifestam e se unem formando a cultura do Brasil, que é uma das mais mistas do mundo. A sociedade brasileira se preocupa em reconhecer esse fenômeno e como prova disso temos datas comemorativas e festas nessas datas. E aqui,a diversidade cultural é preservada, pois o respeito as diferentes culturas é elemento fundamental para que haja harmonia entre os povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com