TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso concreto 1 de teoria e pratica da argumentação jurídica

Artigo: Caso concreto 1 de teoria e pratica da argumentação jurídica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

CASO CONCRETO 1 DE TEORIA E PRATICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

QUESTÃO

São apresentados dois textos adiante. Em primeiro lugar, identifique se esses textos são narrativos ou argumentativos. Em seguida, procure justificar sua resposta por meio da cópia de alguns fragmentos pontuais. Você pode usar como parâmetro a tabela explicativa anterior.

Texto 1 [1]

Não é de hoje que eu defendo que o advogado e qualquer cidadão podem gravar as conversas travadas em mesa de audiência, sem a necessidade de avisar aos presentes, entre eles a pessoa do Magistrado que a preside.

Antigamente, isso era impossível de ocorrer por conta do tamanho dos gravadores e da necessidade de estarem próximos de quem falava para obtenção nítida da voz. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, são inúmeras as ?traquitanas? que gravam voz a distância e com excelente resultado em termos de qualidade de audição.

Não vejo e nem nunca vi nenhuma ilicitude nisso. As audiências são públicas, quem as grava busca o registro de tudo para sua posterior orientação e também, em eventuais casos, para o exercício pleno da sua defesa (art.5, LV da CRFB). Filmar recai na mesmíssima hipótese.

Hoje já existe projeto em curso de implantação ? nas Varas que contam com processos eletrônicos ? de se gravar a voz e filmar a imagem de todos, criando um melhor registro ao processo e alcance de uma maior transparência e publicidade. O saldo positivo de se gravar é proporcionar a todos os que participam daquele momento de embate jurídico o respeito, a cordialidade, o tratamento polido, evitar ironias, críticas pessoais, assédio processual/judicial, etc. Enfim, não faz mal algum gravar tudo, pois quem não deve não teme. (...)

RESPOSTA: O texto 1 é argumentativo pois, ele esta descrito de forma lógica para uma fácil compreensão; ele usa tanto o tempo verbal no presente “...Não é de hoje que eu defendo que o advogado e qualquer cidadão podem gravar as conversas travadas em mesa de audiência...”, e também faz citações do passado “...Antigamente, isso era impossível de ocorrer por conta do tamanho dos gravadores e da necessidade de estarem próximos de quem falava para obtenção nítida da voz...”; ele esta sempre tentando persuadir, isto incentivando as pessoas a gravarem as audiência “...Enfim, não faz mal algum gravar tudo, pois quem não deve não teme...”; a argumentação esta todo valorada, isto é voltada para sua opinião “...Não é de hoje que eu defendo...”; e o texto responde as todas as questões que devem ser pensadas antes de se criar uma argumentação: qual o fato gerador do conflito? Gravar ou não as audiências, qual a tese que será defendida? “...defendo que o advogado e qualquer cidadão podem gravar as conversas travadas em mesa de audiência...”, com que fatos sustentará a tese “...Hoje já existe projeto em curso de implantação ? nas Varas que contam com processos eletrônicos ? de se gravar a voz e filmar a imagem de todos, criando um melhor registro ao processo e alcance de uma maior transparência e publicidade...” que tipo de argumento deverá utilizar? “...As audiências são públicas, quem as grava busca o registro de tudo para sua posterior orientação e também, em eventuais casos, para o exercício pleno da sua defesa (art.5,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com