TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso concreto 5 História do Direito Brasileiro

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIAB DO DIREITO BRASILEIRO

CASO CONCRETO 5

Respostas

  1. Durante o período regencial, o titular do poder executivo não foi membro da família real, logo não se poderia utilizar o poder moderador.

Esse fato ocasionou o enfraquecimento político do poder central, tal como disposto na constituição imperial de 1824.

Ocorreu uma transferência de poderes para as províncias e os municípios. Essa transferência foi consagrada no ato adicional de 1834 à constituição de 1824, além disso houve também a criação da guarda nacional (1832).

  1. De certa forma sim, pois o ato adicional permitia a autonomia provincial nos moldes federalistas, porém juridicamente a constituição continuava professando o estado unitário.

A autonomia política das províncias se concretizou com a autorização para a criação das assembléias legislativas provinciais, com o direito de criar leis e impostos, desde que os mesmos não se confundissem com as leis e impostos já existentes nos municípios e no Império. O ato adicional abriu caminho para uma reforma no código de processo Penal autorizando os municípios a terem seu próprio código Penal e reforçando o papel do juiz de paz (antigo Juiz-Ordinário), líder político municipal.

  1. A criação da guarda nacional se inscreve no contexto do período regencial de transferir poder para as províncias e para os líderes municipais ao oficializar o poder de milícia que era exercido pelas “milícias” controladas pelos líderes municipais, latifundiários, vereadores ou deputados provinciais e que faziam a “segurança” na província e nos municípios

Poder Central, tal como disposto na constituição imperial de 1824. Ocorreu uma transferência de poderes para as províncias e os municípios. Essa transferência foi consagrada no ato adicional de 1834 à constituição de 1824, além disso houve também a criação da guarda nacional (1832).

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com