TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constitucionalismo e Neoconstitucionalismo

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

O Constitucionalismo e o Neoconstitucionalismo.

Constitucionalismo.

 Desde há idade média, as pessoas viviam em razão de um rei ou de um governante, dependendo os pais, a nação ou a sociedade em que viviam, mas com o passar do tempo os integrantes dessa época começaram a perceber que cada vez mais há sua liberdade era nula aos desejos de seu governante. (A Natureza nela existente), e que o rei sempre dispunha da razão sem sequer pensar se o povo concordava com suas atitudes ou não, apenas o fazia em prol de si mesmo, os indivíduos nasciam sabendo que sempre teriam que obedecer e se submeter a valores já impostos pelo seu rei.

Foi então que alguns pensadores da época começaram a confrontar esse pensamento imposto pelo soberano, e começaram a retirar a população da total alienação em que viviam.

O primeiro grande movimento para uma mudança de comportamento do povo perante o seu governante supremo, foi na França em (1789), pois a população cansada dos mandos e desmandos que lhes eram impostos sem contestação, começaram a buscar novas maneiras para se ter direito há uma vida mais digna por meio de uma grande revolução denominada Revolução Francesa.

E com isso conseguiram alguns direitos básicos para sobreviverem como, por exemplo: Limites ao poder do governante, separação de poderes, direitos e garantias fundamentais para os indivíduos presentes nessa constituição.

O Tema da Revolução Francesa foi (Liberdade, Igualdade e Fraternidade).

Foi nessa época que se obteve a primeira Constituição.

Com a obtenção da liberdade marcou-se a Primeira Geração dos Direitos Constitucionais.

Com há implantação da revolução industrial em meados do século XII até o século XIX.

A população lutou pelo conceito de igualdade, pois as máquinas estavam tirando a vida do povo, estavam amputando seus membros e apesar de terem adquirido há liberdade não existia nenhum direito perante o fato que estava ocorrendo, foi então que surgiu a Segunda Geração dos Direitos Constitucionais visando e mais uma vez implantando direitos baseados no princípio da Igualdade. Exemplo (Direito Previdenciário e Direito do Trabalho).

E logo após com a conquista de fraternidade é marcada há Terceira Geração dos Direitos Constitucionais.

Neoconstitucionalismo.

O Neoconstitucionalismo nada mais é do que uma forma mais desenvolvida e encorpada do constitucionalismo, pois com a evolução das sociedades são introduzidas novas idéias, novas maneiras de pensar sobre um determinado assunto, novos acontecimentos na vida humana que necessitam de um estudo mais aprofundado e discutido sobre os temas apontados, mas sempre com finalidade de dar ao povo condições dignas e melhores para se viver.

Hoje um dos assuntos mais discutidos e divulgados pela imprensa trata das alterações que o meio ambiente está sofrendo por conta da ação violenta e alienada do homem em busca de dinheiro, poder, etc.

Por meio de reuniões, convenções, e tratados os países que mais poluem estudam formas de se adaptar a novas leis que já existem em Constituições para que assim não sejam punidos.

Concordo com um artigo que li enquanto estudava sobre o assunto pretendido nesse trabalho que o Neoconstitucionalismo nada mais é do que um rótulo criado a fim de designar a evolução da cultura jurídica contemporânea.

Atualmente vivemos o Neoconstitucionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com