TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contestação

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

EXCELENTÍSSIMO SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A)  DE DIREITO DA _____ VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE BLUMENAU.

CLAUDIA AMARANTE, solteira, diarista, portadora do RG n. 475312, inscrita no CPF n. 981.470.093-45, residente na rua Alvorada n. 467, Fidelis, Blumenau-SC, vem por intermédio de sua advogada infra assinada propor perante vossa excelência:

AÇÃO E BUSCA E APREENSÃO DE MENOR

Em face de João Elias, solteiro, vigia, residente e domiciliado na Rua das Nções, n. 1800, Bairro Pioneiros,  Cascavel – PR.

  1. DOS FATOS

A requerente, mulher de boa índole, teve um relacionamento esporádico com o requerido,  relacionamento este que gerou  o infante  Fabio Amarante Elias, atualmente com 5 (cinco) anos de idade.

Ainda quando estava grávida Claudia Amarente separou-se  de João Elias.

Desde o nascimento da criança o pai não demonstrou nem um pouco de interesse, nem mesmo financeiramente,  para com o filho, mesmo tendo reconhecido que era pai da criança.

Entretanto em dezembro de 2015, a mãe atendendo um pedido do pai, pensando que poderia ser o começo de uma aproximação, levou seu filho para Cascavel, para visitar seu avô que estava acometido por uma doença grave.

Chegando a casa do requerente, Claudia foi gravemente ferida por ele e seus familiares próximos, sendo ela também expulsa do locas sob ameaças de morte e obrigada a ir embora sem seu filho.

Em seguida foi obrigada a entrar em um ônibus para voltar à Blumenau.

Desesperada Brenda que sempre se dedicou a seu filho, buscando sempre sua felicidade e bem estar, voltou para Blumenau buscando auxílio para este caso em sua mãe, que crio junto com ela o menino.

Desde então, absurdamente a requerida não vê seu filho, que encontra-se com a família paterna , e Claudia, que sempre se dedicou a seu filho, não sabe mais o que fazer.

Portanto, Não resta outra alternativa do que provocar o Judiciário e propor a seguinte ação.  

  1. DO DIREITO
  1. DA COMPETÊNCIA

O foro competente para julgar tal ação é o da Comarca de Blumenau, visto que apesar do menor encontrar-se  em poder do pai em Cascavél- PR, sua residência é em Blumenau – SC, onde frequenta a escola e faz todas as suas rotinas extracurriculares.

AGRAVO EM CONFLITO DE COMPETÊNCIA. GUARDA DE MENOR. ART. 147 , I , DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE . COMPETÊNCIA DO FORO DO DOMICÍLIO DE QUEM EXERCE A GUARDA DO MENOR. PRECEDENTES DA EGRÉGIA SEGUNDA SEÇÃO DO STJ. A jurisprudência desta egrégia Segunda Seção, interpretando o art. 147 , I , da Lei 8.069 /90, firmou posicionamento no sentido de que, nos casos de disputa do menor pelos pais, ambos exercendo o pátrio poder, define-se a competência pelo foro do domicílio daquele que detém a guarda. (CC 42986 MS 2004/0050173-9 (STJ))

CONFLITO DE COMPETÊNCIA. GUARDA DE MENOR. ART. 147 , I , DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE . COMPETÊNCIA DO FORO DO DOMICÍLIO DE QUEM EXERCE A GUARDA. INTERESSE DA MENOR A PRESERVAR. PRECEDENTES DO STJ. 1. Conflito de competência envolvendo o Juízos de Direito da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís/MA, da 7ª Vara de Família de São Luís/MA e da 4ª Vara de Família de Curitiba/PA. 2. Acordo homologado por sentença proferida pelo Juízo de Direito da 7ª Vara de Família de São Luís/MA, atribuindo a guarda da filha menor à mãe, residente na cidade de Curitiba/PR. 3. Nos termos do disposto no art. 147 , I , do Estatuto da Criança e do Adolescente , a competência para apreciar as ações que envolvam interesse de menor é do foro do domicílio dos pais ou responsáveis. Ostentando ambos o pátrio poder, as ações deverão ser propostas no foro do domicílio daquele que detém a respectiva guarda. 4. Conflito conhecido para declarar competente o Juízo de Direito da 4ª Vara de Família de Curitiba/PR (CC 93279 MA 2008/0014735-6 (STJ) )

2.1 DA TUTELA PROVISÓRIA

Conforme o artigo 294 do Código de Processo Civil a tutela provisória pode se dar em caráter de urgência e evidência com a seguinte redaçãol:

Art. 294.  A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência.

Parágrafo único.  A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental.

A  Cautelar de Busca e apreensão está corretamente definida pelo Código de Processo Civil em seu artigo 536 com a seguinte redação:

Art. 536.  No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento, para a efetivação da tutela específica ou a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente, determinar as medidas necessárias à satisfação do exequente.

§ 1o Para atender ao disposto no caput, o juiz poderá determinar, entre outras medidas, a imposição de multa, a busca e apreensão, a remoção de pessoas e coisas, o desfazimento de obras e o impedimento de atividade nociva, podendo, caso necessário, requisitar o auxílio de força policial.

Sendo assim é cabível para buscar o menor que encontra-se em local alheio a sua verdadeira casa e que foi tirado sem o consentimento e com o uso de força de sua mãe.

O requerente descreverá na petição inicial as razões de ingressar com tal medida, indicando onde a coisa ou pessoa se localiza.

A requerida descreveu o modo de como foi tratada no acontecimento na casa do requerido, portanto está mais do que provado que a medida cautelar é necessária, a fim de salvaguardar a vida e bem estar do menor.

Faz-se necessária a concessão de liminar, determinando-se desde já que o réu a busca e apreensão do menor, colocando-o sobre a guarda da requerente.

2.1 DO DANO MORAL 

Conforme relatado a requente não sofreu só agressões físicas, e sim psicológicas. Foi Coagida, ameaçada e obrigada a deixar seu filho sob a guarda do pai que na verdade é um estranho para a criança. Pelo fato de nunca ter aparecido nesses 5 (cinco) anos e por não ter demonstrado nenhum interesse de aproximação.

Pensando no bem estar da criança, para finalmente ter o convívio com a família paterna, Claudia juntou cada centavo do seu salário sofrido para conseguir fazer essa viagem com seu filho para Cascavel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com