TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contestação

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

    EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTRO JUÍZ DE DIREITO DA 02° VARA CIVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG

Processo n° ...

ANITTA, brasileira, estado civil, economista, portadora da carteira de identidade n°..., inscrita sob o CPF n°... , residente e domiciliada na rua... , n°...,  bairro, Belo Horizonte, CEP ..., nos autos da AÇÃO DE ANULAÇÃO DE NEGÓCIO JURÍDICO, pelo rito ordinário que lhe move  ROSA , vem perante seu advogado legalmente constituído que, para fins do artigo 39, I do código de Processo Civil indica o endereço profissional na rua ... , n°... , bairro, cidade, CEP, vem perante Vossa Excelência apresentar sua:

CONTESTAÇÃO

        Pelos fatos e fundamentos jurídicos que, a seguir expõe:

DAS PRELIMINARES

  1. DA CARÊNCIA DE AÇÃO POR ILEGITIMIDADE PASSIVA:

 

        

        A parte autora propôs a presente ação somente em face a ré, porém, o pedido versa sobre uma possível anulação de um contrato de compra e venda que é por sua natureza um contrato bilateral.

        Por se tratar de um contrato,necessário se faz que o vendedor também integre o polo passivo da presente ação,já que, se não o fizer a ré torna-se parte ilegítima para figurar no polo passivo.

        O artigo 47 do código de processo civil que trata do litisconsórcio nos elucida que:

“Art 47. Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo.

Parágrafo único  O juiz ordenará ao autor que promova a citação de todos os litisconsortes necessários, dentro do prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo”

        Resta evidenciado que a ré é parte ilegítima nesta demanda, devendo o processo ser julgado extinto sem análise de mérito com fulcro nos artigos 301, x e 267, VI do CPC.

  1. DA CARÊNCIA DE AÇÃO POR IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO:

        A autora propôs a presente ação tendo como base o vício de simulação e, por conseguinte requereu a anulação do negócio jurídico.

        Porém,o artigo 167 do código civil que trata do vício da simulação nos informa que :

“Art. 167. É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na

forma”.

                Evidenciado está Nobre Julgador, que o pedido realizado pela parte autora é juridicamente impossível, devendo com base no artigo 301,x do CPC e ainda no artigo 267,VI do mesmo diploma legal serem os pedidos julgados extintos sem a análise de mérito.

DO MÉRITO

DOS FATOS:

        

        A autora propôs ação de anulação de negócio jurídico em face da ré alegando,em síntese que o contrato celebrado por ela e pelo senhor João estaria viciado pela simulação.

        Alega ainda a autora em suas famigeradas palavras que a ré mantinha um relacionamento extraconjugal com o senhor João, seu ex companheiro, e que tal negociação fora realizada tão somente para beneficia- la,o que,obviamente não condiz com a verdade.

        A ré nunca teve qualquer contato com o vendedor, conhecendoo somente no ato da negociação jurídica. O valor pago de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais), foi o  valor real do bem não existindo por parte dos contratantes nenhuma má-fé.

        Importante ressaltar que tanto a ré quanto o vendedor são pessoas capazes, que o objeto negociado é lícito e que não havia naquele ato qualquer proibição legal para a sua realização a vontade das partes integralmente respeitada o que faz com que este negócio jurídico seja resguardado pela probidade e boa-fé.

        Diante do exposto, resta evidenciado que o negócio jurídico celebrado entre as partes não deve ser anulado, devendo todos os pedidos autorais serem julgados improcedentes, por ser medida da mais imperioza justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com