TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO ROMANO DURANTE O PERIODO IMPERIAL

Por:   •  24/9/2018  •  Resenha  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU CESUFOZ

GUSTAVO GATTERMANN

ANÁLISE DO DIREITO ROMANO DURANTE O PERIODO IMPERIAL

FOZ DO IGUAÇU – PR

2018

RESENHA DO FILME GLADIADOR

    O filme se passa durante a época do império romano, e conta a história de Máximus, que era general do exército romano sob as ordens e reinado do imperador Marcus Aurelius. A trama se inicia com uma batalha entre o exército romano, que defendia seu território, contra o exército dos bárbaros germânicos. Após a batalha, que se encerra com a vitória de Roma, Marcus Aurelius conta para Máximus que pretende passar o comando do império para ele, pois sabe que lhe resta pouco tempo de vida. Cômodo, que é filho do imperador recebe a notícia de que não será o próximo imperador e insatisfeito com a decisão mata seu próprio pai para roubar o comando do império para si.

Desconfiado que a morte de Marcus Aurelius foi um assassinato, Máximus tenta tomar as devidas providencias para que o desejo do imperador fosse atendido, mas antes que Maximus pudesse tomar alguma medida contra o filho do imperador Comodo dá ordens para matar o general e sua família pois temia que seu plano desse errado. Maximus condenado a morte pelo novo imperador, consegue fugir e vai a caminho de sua família para impedir a morte deles também, mas não consegue.

Máximus exausto e consumido pela dor da perda é encontrado por um grupo de homens que o escraviza. Após se tornar um escravo Maximus é comprado por um comerciante que pretende fazer de Maximus um de seus gladiadores. Enquanto isso o novo imperador organiza um espetáculo de batalhas no Coliseu, para distrair o povo do império romano que estava descontente com a situação de Roma, que passava por muita instabilidade política por causa da morte de seu antigo imperados, Marcus Aurelius.Com esses espetáculos Maximus começa a ganhar fama derrotando todos que enfrenta em batalha, e vê nesse espetáculo uma chance de conseguir sua vingança contra Comodo. Maximus vencendo luta após luta, se torna conhecido por todo povo de Roma, atraindo assim a atenção de imperador.

Comodo descobre que que Maximus não morreu, mas não pode fazer nada, pois Maximus havia se tornado uma espécie de herói para o povo. Sabendo disso, Comodo sabe que a única forma de se livrar do ex-general é em combate. Depois de Maximus derrotar todos os oponentes mandados pelo imperador, Comodo decide ele próprio lutar contra o “ herói do povo”. Antes da luta entre Comodo e Maximus, o imperador encontra uma forma de ganhar vantagem na luta e apunhala o gladiador de uma forma que ninguém perceba e descubra. Mesmo ferido pelo imperador antes da luta, Maximus consegue sua vingança contra Comodo após uma luta com muitas desvantagens para ele.

Após a luta, Maximus pede que o comando de Roma seja entregue a um dos senadores em que ele confiava para tornar Roma uma Republica novamente, e logo após o pedido Maximus morre e encontra sua família no ‘’outro lado’ esperando sua chegada para que pudesse ficar juntos.

ANÁLISE CRÍTICA

Gladiador é um filme que se passa na fase do império romano, que foi um dos maiores impérios da história chegando a alcançar 4 milhões de km² e onde mais de um quarto da população mundial vivia e morria sob suas leis. Apesar de ser um filme de ficção, Gladiador buscou retratar algumas características que eram presentes naquele período

Durante o período em que Roma era um império, a sociedade era altamente hierarquizada e desigual. Essa sociedade era dividida em 4 classes:

Patrícios: eram os descendentes das primeiras famílias a viver em Roma, os patrícios eram uma classe com muito rica, possuíam muitas terras, riquezas e escravos. Sempre ocupavam cargos públicos importantes na sociedade, e eram a minoria da população em Roma.

Clientes: era um povo livre, mas tinham uma relação de dependência com os patrícios, pois tinham um apoio econômico e jurídico dessa classe. Um povo formado na sua maioria por refugiados pobres e estrangeiros.

Plebeus: uma classe que formava a maioria da sociedade romana. Não possuíam muito participação nas questões políticas e jurídicas de Roma pois não tinham muitos direitos na sociedade. Era um povo livre e formado por artesãos, pequenos comerciantes e trabalhadores.

Escravos: não tinham nenhum direito na sociedade, eram vendidos como mercadorias para os patrícios e plebeus. Os seus proprietários os colocavam para fazer trabalhos pesados ou serviam como serviçais domésticos. A maioria desses escravos eram presos de guerra. O filme retrata bem como era a vida dessa classe, pois no filme Gladiador o protagonista se torna um escravo gladiador.

Ao longo do tempo algumas dessas classes foram conquistando direitos sociais ao longo do tempo. Um exemplo disso são os Plebeus, que através de lutas alcançaram direitos políticos. Foi uma grande conquista, pois antes disso o poder era concentrado somente nas mãos do imperador. Esse período onde quem comandava era apenas o imperador, foi um momento de muita instabilidade política, e a forma que o imperador adotou para lidar com a população foi através dos espetáculos. Essa maneira que o imperador usava para controlar a população, ficou conhecida como Política do Pão e Circo.

Nessa política o imperador distribuía gratuitamente para a população o trigo e os entretinha com espetáculos. Eles faziam isso para acalmar o povo e evitar as revoltas. Nesse tempo do império eram construídas as arenas, onde eram realizados os espetáculos. Era feito todo tipo de espetáculo, desde espetáculos religiosos até os que envolviam combate, artistas de teatro, animais ferozes, corridas de cavalos, caçadas, entre outros. Foi nesse momento de espetáculos sangrentos que surgiram os gladiadores, que são mostrados no filme. A maioria dos gladiadores eram escravos e lutavam porque eram obrigados a lutar para sobreviver.  Os gladiadores se enfrentavam nas famosas arenas e o combate só acabava quando um deles era morto. Eram espetáculos que traiam um grande número de pessoas.

Com o passar dos anos o império romano começou passar por uma série de problemas que os motivos de seu declínio. O império passava por uma série de invasões e revoltas do povo que lutavam para ter mais direitos.

Atualmente o direito romano é considerado uma das mais importantes fontes históricas. Muito do que é visto em institutos jurídicos e princípios atuais tem como base o direito romano.  É um sistema com várias vertentes e que sabia resolver os problemas individuais de uma forma muito pratica, por adotar uma abordagem bastante flexível. Com tantas fontes, o direito romano privado foi uma das áreas que mais marcou a cultura jurídica, tanto que é utilizado seus métodos de argumentação nos dias atuais. Durante o século XII surgiram escolas do direito que buscaram e proporcionaram a criação do direito comum, com base em regras e normal do direito romano. Um exemplo de uma dessas escolas é a Escola de direito Jusnaturalista, que serviu de base para criação do código da Prússia. O direito romano hoje é considerado umas das fontes jurídicas mais importantes que se tem acesso, por constituir um importante sistema jurídico que uniu diversas culturas ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com