TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS NA VIDA

Seminário: DIREITOS NA VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Seminário  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

Você é um jovem de caráter?

Já percebeu como as pessoas de caráter são estimadas, valorizadas e servem de modelo para a nossa conduta?

Noutras ocasiões, talvez, tenha ouvido comentar

“Ele é um mau caráter”.

Pessoas de mau caráter causam muitos problemas para si mesmas e para os outros. Ninguém gosta de conviver com pessoas assim.

Mas o que vem a ser caráter?

Caráter é uma marca que distingue uma pessoa de outra, pelo seu modo de ser, de sentir e de agir. Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e princípios firmes e se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis.

É muito importante que uma pessoa tenha princípios e aja de acordo com eles. Porque aquele que muda de idéias e opiniões, conforme as circunstâncias, na sociedade e com os amigos, demonstram ter um caráter fraco. Parece um barco sem rumo ou uma Maria-vai-com-as-outras.

Um bom caráter não surge por acaso. É fruto de uma conquista diária, de um trabalho contínuo e de uma vontade firme. É obra pessoal de cada um de nós.

Para a formação de um bom caráter, concorre uma boa educação familiar, religiosa e escolar. Também têm grande influência as diversões e lazer, a vida ao ar livre, os jogos, as leituras formativas e o convívio com a sociedade.

A pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar. Já a de caráter escolhe um ideal e luta por ele para se realizar na vida.

Atividades – Responda.

1) Que é caráter?

2) Que qualidades possui uma pessoa de caráter?

3) Como agem as pessoas de caráter fraco?

4) Um bom caráter surge por acaso?

5) O que concorre para a formação de um bom caráter?

VIRTUDE – CAMINHO CERTO NA VIDA

O ser humano, para ser feliz, deve procurar aperfeiçoar-se, realizar-se. Porém, essa realização só é possível, mediante o aprimoramento do caráter e a prática das virtudes.

VIRTUDE – é um hábito bom, uma disposição permanente da vontade para o bem.

HÁBITO – São atos repetidos tantas vezes que o se tornam costume.

Se o hábito for bom, chamamos de virtude, se for mau dizemos que é um vício.

Há vários tipos de virtudes: religiosas, morais e cívicas.

VIRTUDES:

FORTALEZA – É uma força interior que nos dá disposição e vontade de sempre agir, corretamente, mesmo diante das dificuldades.

PRUDÊNCIA – Virtude que nos leva a escolher a melhor solução para cada situação da vida e a controlar os próprios atos para evitar conseqüências desagradáveis.

TEMPERANÇA – É ser moderado nos próprios atos (comer, beber, praticar esportes) para não prejudicar a saúde.

JUSTIÇA – É uma virtude que consiste em dar a cada um o que lhe pertence, como: direitos, objetos,respeito, obediência, amor, compreensão...

SINCERIDADE – Virtude que nos leva a dizer o que realmente pensamos e sentimos.

TOLERÂNCIA – Esta virtude nos ensina a conviver bem com as pessoas, apesar de seus defeitos e idéias contrárias às nossas. Ninguém é perfeito, neste mundo.

CIVISMO – Leva o cidadão a cumprir seus deveres para a pátria, a respeitar as leis e as autoridades constituídas, a ter espírito democrático, a trabalhar pelo bem comum e pelo progresso da nação.

OBEDIÊNCIA – Virtude que nos leva a receber e cumprir de bom grado, ordens, normas, leis... e a respeitar as autoridades.

HUMILDADE – É reconhecer os próprios limites.

Para refletir e responder.

1) O que é preciso para ser feliz?

2) O que é virtude?

3) Quais as vantagens das virtudes?

TEXTO: O REI E A FÉ

Certa vez, um rei foi caçar com seu súdito que tinha muita fé e um imenso amor por seu Deus.

Este súdito sempre dizia ao rei que seu Deus era maravilhoso e tudo o que ele fazia era correto.

Durante a caçada, foram surpreendidos por um animal feroz, que atacou o rei. O rei logo gritou ao súdito que pedisse ao seu Deus que o salvasse, apesar de sua incredibilidade. Eis, que a vida do rei foi salva, porém a fera comeu-lhe um dedo. O rei ficou furioso e mandou prendê-lo por trinta dias na masmorra. Novamente o rei foi caçar, perdendo-se na mata e deparou-se com uma tribo de canibais, que o aprisionou para devorá-lo. Ao passar pela apreciação da hierarquia da tribo, perceberam que o rei era imperfeito, pois lhe faltava um dedo. Então, soltaram-no e, ao chegar no palácio, foi logo soltando o súdito que, muito feliz repetiu como sempre: - Meu Deus é maravilhoso e tudo o que ele faz é correto.

- Se o seu Deus é tão maravilhoso e correto, porque ele permitiu que eu o prendesse?

- Meu rei, se eu não estivesse preso, eu estaria com o senhor na caçada e, como eu tenho o corpo perfeito, quem os canibais devorariam?

Adaptado do Texto O Rei e a fé.

REFLEXÃO

1) Quem neste texto vivencia sua fé?

2) Na sua opinião, em que momento o rei valorizou a fé do seu súdito?

3) Na sua opinião pode-se identificar no texto a manifestação do sagrado? Que situação é essa?

4) O que o rei entendeu como manifestação do sagrado pode ser explicado de outra forma? Qual?

5) Em que momentos você pensa num ser superior?

MANDAMENTOS CONTRA O USO DO CHICLETE

Objetivo – Propiciar uma reflexão com os alunos, para que evitem, o uso de chicletes em ambientes não inconvenientes, como a escola, igreja, por exemplo.

1º - Causa mau hálito – entorta dentes (sorte do ortodentista);

2º - Provoca salivação excessiva e, quando falar, seu interlocutor receberá uma chuva de micropartículas de saliva contendo milhões de micróbios que podem transmitir herpes, gripes.

3º - Provoca ulceração nas paredes intestinais, pois o material é extremamente grudento e, ao grudar provoca mil cortes que provoca irritação com o suco gástrico e, com o tempo graves úlceras, além de azia.

4º - Causa cáries, pois contêm alta concentração de adoçantes químicos que corroem a dentina, além de mau-hálito (halitose).

5º - O chiclete é um subproduto de sobras industriais – restos de plásticos, borracha, raspa de couro, óleo de baleia, diluídos em soda e misturados posteriormente, com corantes, acidulantes, estabilizantes, flavonizantes, umectantes e conservantes (alguns corantes com agentes cancerígenos).

6º - Mastigar chiclete é falta de educação, pois se fica com a boca aberta e há uma amostra explícita de língua, boca, palato, além da borrifação salivar microbiana.

7º- Em ambiente sempre úmido e variação de ambiente aumenta a proliferação de micróbios, bactérias, engole-se pó de giz, poeira, fumaça e outros agentes poluidores.

8º - Poluição ambiental – gruda no piso, na roupa, debaixo das cadeiras, das carteiras, no cesto de lixo que se tornam ambientes favoráveis ao desenvolvimento de doenças. E, o pior, se jogado ao chão, na natureza, até os bisnetos (3ª geração), saberão que fomos os poluidores, pois para degradar-se o chiclete demora até 100 anos.

9º - Provoca flacidez muscular (o maxilar superior trabalha muito, interferindo na mastigação, na correta dicção, provoca ranger de dentes e morder a língua, além de alterar a posição correta da arcada dentária).

10º - A flacidez do maxilar inferior dificultará o fechamento da boca, o que acarretará roncar bem mais cedo, além de contraírem doenças respiratórias, mais cedo como o hábito de respirar pela boca.

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »