TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Oligarquia à Plutocracia

Por:   •  19/5/2018  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Da oligarquia à plutocracia

Lisiane Torres Ferreira

O filme Réquiem para o sonho americano (2015) é um documentário baseado em quatro anos de entrevistas a Noam Chomsky, filósofo, linguista, considerado um dos mais relevantes pensadores do século. Noam nos conduz por temas de economia, política e sobre a sociedade contemporânea estadunidense através da análise dos fatos histórico-políticos que fizeram chegar até o ponto onde está atualmente.

No decorrer do filme, de uma maneira bastante didática, Chomsky elenca os “dez princípios da concentração de riqueza e poder” que, segundo ele, foram colocados em prática pela oligarquia norte-americana nos últimos quarenta anos a fim de transformar os Estados Unidos em uma plutocracia², sendo eles: 1) Reduzir a Democracia; 2) Moldar a ideologia 3) Redesenhar a economia; 4) Deslocar o fardo de sustentar a sociedade para os pobres e classe média; 5)  Atacar a solidariedade; 6) Controlar os reguladores; 7) Controlar as eleições; 8) Manter a ralé na linha; 9) Fabricar consensos e criar consumidores e 10) Marginalizar a população.

A abordagem didática de Noam torna possível mantermos a atenção voltada a cada observação e suas correlações, através da apresentação de um panorama histórico e político da desigualdade, que favorece os mais ricos em detrimento da maioria. No caso do filme, especificamente tal situação está diretamente voltada para os Estados Unidos, mas somos sabedores que se trata de uma situação globalizada, inclusive, com recentes fatos em nosso país que retratam vários destes dez princípios, se não todos.

As palavras de Noam Chomsky somadas ao arquivo histórico dos documentaristas diretores Peter D. Hutchison, Kelly Nyks e Jared P. Scott, revestem o filme de informações, nos convidando a reflexões que, por vezes, o cotidiano nos priva. É impossível se manter indiferente às constatações que nos são apresentadas.

Glossário:

1 – Oligarquia: regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família; preponderância de um pequeno grupo no poder.

2 – Plutocracia: a influência ou o poder do dinheiro; exercício do poder ou do governo pelas classes mais abastadas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (514.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com