TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declínio do Sistema Feudal

Por:   •  24/5/2017  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Antes que o sistema capitalista legitimasse sua forma acabada as relações capitalistas tiveram de invadir o feudo. As grandes novas cidades cresciam em população logo precisavam cada vez mais do setor rural para a alimentação e para a matéria-prima utilizada na indústria e comércio. Há um intercâmbio rural-urbano, pois alguns itens manufaturados se tornaram indispensáveis para os senhores feudais e somente os comerciantes podiam lhe oferecer.

Ao cultivarem as terras dos senhores feudais, os camponeses perceberam que com o produto das terras eles podiam praticar o escambo e trocar os grãos por moedas. Esse acumulo de moedas possibilitava aos camponeses a comutação do senhor feudal das suas obrigações de trabalho. O sistema citado anteriormente proporcionou aos camponeses um estímulo de produção comercializável que garantia uma acumulação monetária, que fez com que paulatinamente o vínculo tradicional do feudo fosse deixado e implantado em seu lugar o sistema de mercado que visa lucro.

Outro fator que contribuiu para a introdução do mercado no sistema feudal foi o arrendamento de terras. O senhor feuda arrendava suas terras para os camponeses e eles a cultivavam, pois geralmente o senhor dependia tanto dos luxos obtidos da cidade que se muda para as áreas urbanas ou estão longes de suas terras travando batalhas.

O colapso do sistemas feudal se deu pelos respectivos motivos: a) Guerra dos Cem Anos, b) Peste negra. A guerra e a peste reduziram a população européia drasticamente e por consequência das guerras havia fome e falta de mão-de-obra para o cultivo das terras e o salário estava altíssimo. As terras mais rentáveis já estavam em declínio.

A nobreza e os senhores feudais se viam em situação difícil e tentaram acabar com as comutações e instaurar a relação antiga de servo-senhor, porém os camponeses que já possuíam certa independência não estavam dispostos a retroceder e assim iniciou-se a fase de intensas revoltas no campo regada a muita violência e sangue. 

Na maioria das vezes mudanças políticas e socioeconômicas só acontecem a partir de conflitos entre as sociedades. Geralmente em qualquer sistema uma ou mais classes serão beneficiadas e utilizaram todos os recursos para reprimir quaisquer resquício de mudança, portanto na Europa não seria diferente. Muitos camponeses morreram, principalmente na Alemanha. Datadas essas circunstância através das revoltas dos camponeses a burguesia ascende na área econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com