TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensões Do Homem

Relatório de pesquisa: Dimensões Do Homem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta: 1) Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.

2) Análise de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui

para o seu autoconhecimento.

introdução

Há varias maneiras de olhar o homem e uma delas é olhar o mesmo de forma multidimensional, levando-o a perceber o real sentido da vida no qual ele faz parte. É possível assim posicionar cada ser como único, como um projeto aberto que irá realizar e definir sua maneira de ser, viver, se comunicar olhando para dentro de si.

desenvolvimento

Dimensão Biológica

Diz-se que dimensão Biológica faz referencia ao corpo humano, sendo por ele uma das formas contato com o mundo e com outros seres levando em conta tudo que está ao seu redor, desde o consumismo do mundo capitalista até a sua forma espiritual. Na condição de que o homem necessita do corpo pra viver e para ter espirito.

O corpo é usado de acordo com as tendências do meio em que vive - sendo o espelho do consumo, da moda, do poder, sua importância é de tamanho valor que se você olhar o mundo ao redor é visível que é o corpo/matéria que constrói e que destrói. Por outro lado o corpo é o inicio de uma relação pois sem o corpo não há alma, partindo dessa analise é perceptível que o corpo necessita de cuidados. Leloup diz:

Os cuidados do corpo não excluem os cuidados da alma, os cuidados da alma não dispensam que se leve em consideração a dimensão ontológica e espiritual do homem (1998, p. 32).

Dimensão psíquica

A dimensão psíquica DISCORRE sobre a alma num contexto de essência, entendendo por essência que se refere a um SER único e não há possibilidade de existir dois seres iguais com o mesmo “eu”. A essência não se modifica, podemos até tange-la conhece-la e descobrir quem é você mesmo. É possível pensar que nossa essência é bem pequena diante das influencias que o meio social nos impõe, mas há um segundo plano que remete a nos aprofundar na real beleza de nossas vidas, nós temos a chave do nosso interior através da meditação, pensamento puro e concentrado pro meu eu.

Quando há a possibilidade de tanger a profundidade da alma passamos a entender melhor o próximo, amar e se aproximar de forma inteligente. Descobri a individualidade é perceber a missão pessoal que o trouxe a terra é abrir as portas do conhecimento pessoal.

Dimensão social

Social, descrição: Relativo à sociedade, ao convívio humano na sociedade [...].

Sociedade, descrição: Conjunto de indivíduos que vivem sob o mesmo sistema [...], associação de pessoas com a mesma origem, cultura ou condições econômicas.

O próprio dicionário já descreve o ser humano como um ser predestinado, que varia de acordo com o local em que nasceu ou que escolheu pra viver, como o ser que vive dentro de uma cultura e veste tal coisa como se fosse algo único, torna aquele padrão de vida, convívio, o seu padrão. O ser se torna o reflexo da sua família, amigos, escola, sociedade. Na ideologia que o sistemas capitalista modifica o modo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com