TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Seminário: Direito Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Seminário  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

O Direito comercial é o ramo que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços que podemos denominar de empresa, por meio da lei, doutrina jurisprudência. Seu objetivo é o estudo de casos para superação de conflito envolvendo empresários ou relacionados ás empresas.

Direito comercial é um ramo do direito privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadora da atividade negocial do empresário, destinada a fins de natureza econômica desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de “empresa” Sendo um ramo especial de direito privado.

O nome direito comercial tem raízes histórica como mostraremos, mas alguns utilizam a denominação direito empresarial Mercantil ou de negócios.

O direito comercial se adapta às necessidades mutáveis das empresas, do mercado e da sociedade em geral. Trata-se de um direito profissional 9 na medida em que resolve conflitos próprios dos empresários ), e intencionalizado adapta –se ao fenômeno da globalização.

Direito Empresarial

O direito empresarial abrange um conjunto variado de matérias, obrigações dos empresários, as sociedades empresariais, os conjuntos especiais do comercio, e os títulos de crédito, a propriedade intelectual, entre outras.

No atual cenário econômico. No atual cenário econômico tomado pelo processo da globalização e pelos avanços tecnológicos, é importante destacar a importante crescente influencia e participação da empresa, estando ela, sem duvida, no centro da economia moderna, constituindo a célula fundamental de todo desenvolvimento industrial. A lei nº 10.406, promulgada em 10 de janeiro de 2002, entrou em vigor a partir de 11de janeiro de 2003, trouxe mudanças em vários pontos do ordenamento jurídico relativos a atos civis em territórios brasileiro foi batizada “DO DIREITO DA EMPRESA” a parte que estipula as normas relativas ao comercio.

A carência de bibliografia voltada ao assunto que incluam o estudo do direito empresarial motiva o estudo de novas analises visando sanar a ineficácia na sua aplicação.

A observação dos aspectos metodológicos procura indicar os meios a serem utilizado para atingir os objetivos estabelecidos.

Todavia pode-se realizar e identificar as operações mais complexas e de maior incerteza e que justifiquem maior detalhamento desta teoria para sua adequada aplicação.

Esta é a função do empresário, ou seja, organizar sua atividade, coordenando seus bens (capital) com o trabalho aliciado de outrem. Esta é a organização e o motivo do conceito de empresa se firmar na ideia de que ela é o exercício da atividade produtiva.

As particularidades estão relacionadas aos aspectos pessoais dos empresários, refletindo seus valores, ambições, ideologias, visão, comportamento etc.

Empresários é o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente (com habilidade) uma atividade econômica que busca gerar lucro.

A GESSO NACIONAL, tem a missão de assumir compromisso com melhoria continua de seus sistemas e processos, prevenção da poluição, atendimento das legislações governamentais, normas da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com