TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito empresarial

Por:   •  2/8/2015  •  Monografia  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

                

DATA    

CURSO

DIREITO

CAMPUS

☐Anhangabaú    ☐Centro   ☐Morumbi    ☒Paulista   ☒Vila Olímpia

DISCIPLINA

DIREITO DO TRABALHO - INDIVIDUAL E COLETIVO

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Christiane de Fátima Aparecida Souza De Sicco

SEMESTRE: 5º    

CARGA HORÁRIA: 40 horas

VIGÊNCIA: 20131

EMENTA

Estudo das normas coletivas. Proteção do trabalho do menor e da mulher. Direito coletivo do trabalho. Organização sindical. Negociação coletiva. Convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho. Greve

OBJETIVOS

Gerais
Proporcionar ao aluno as 03 (três) aptidões cognoscitivas que perfazem os objetivos específicos do Curso de Direito da UAM: aptidão conceitual (diversidade doutrinal), aptidão lógica (capacidade dialética) e aptidão lingüística (versatilitdade verbal-argumentativa -  escrita e oral.

Específicos

Conhecer a estrutura e funcionamento da Administração Pública. Estruturar a atuação profissional do direito perante os mais variados órgãos públicos. Analisar os atos administrativos emanados das diversas autoridades administrativas nas licitações e contratos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Jornada de trabalho. Períodos de descanso.Aviso prévio.Extinção do contrato de trabalho.Estabilidade no emprego.

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.Trabalho de criança e adolescentes.Trabalho da mulher. Prescrição. Decadência. Dano moral no direito do trabalho. Princípios de direito coletivo do trabalho.Organização sindical brasileira.Greve e lock out.

METODOLOGIA

No Curso de Direito, a Metodologia Ativa deve sempre privilegiar a abordagem tópica, problematizando casos práticos em temas específicos ou gerais das disciplinas, concomitantemente ao desenvolvimento dos programas. Toma-se a dialética da complementaridade acima referida, para dinamizar os planos de ensino por meio de  técnicas pragmatizantes. Na atualidade, percebe-se uma surpreendente eficiência das abordagens de perquirição problematizante (tópica aristotélica), científica (PBL) e tecnológica (método do caso), desenvolvendo no aluno as habilidades de uma cultura preventiva e solucionadora conflitos, de forma rápida, simples, nada formalista e com elevada sensibilidade social e, por isso mesmo, efetiva.

O corpo docente, sem prejuízo da autonomia de magistério, privilegiará o método indutivo-argumentativo, consistente, basicamente, no seguinte:

•        as aulas-monólogos são substituídas por exposições dinâmicas, conduzindo-se a maiêutica socrática em direção à dialética aristotélico-tomisto-realeana, de modo a retirar dos próprios alunos as construções teóricas e apresentando a ele o  repertório doutrinário correspondente;

•        do debate teorético constroem-se versões gráficas, sinópticas, aptas a permitirem que o aluno organize a lógica do já exposto, estimulando-se sua memória visual;

•        a critério do docente, excertos conceituais são ditados ao aluno, a título de fixação e exercício da Língua Culta, visando a estimular, no aluno, a comunicatividade eficaz, em bom e preciso vernáculo, daquilo que acabara de aprender.

AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO

   

BIBLIOGRAFIA 

Básica

MARTINS, Adalberto. Manual Didático de Direito do Trabalho. 3 ed. São Paulo: Malheiros, 2009

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 26 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MARQUES, Fabíola e ABUD, Cláudia José. Direito do Trabalho. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010

   

     

Complementar

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2010.

ALMEIDA, André Luiz Paes de. Direito do trabalho: material, processual e legislação especial. 6 ed. São Paulo: Rideel, 2009.

CARRION, Valentim. Comentários à CLT. 33ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de Direito do Trabalho. São Paulo: Método, 2009.

SÜSSEKIND, Arnaldo. Instituições de Direito do Trabalho. 19 ed. São Paulo: LTr, 2000.

     

     

     

     

PROFESSOR RESPONSÁVEL

COORDENADOR

NOME Christiane de Fátima A. Souza De Sicco

NOME      

ASSINATURA

ASSINATURA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com