TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito empresarial

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

1-a) no de ato jurídico de compra e venda realizado por empresário, será regulamentado pelo direito comercial, já no caso de ato jurídico de compra e venda realizado por um não empresário, será observado as leis do direito civil.

 1-b)Para a teoria dos Atos do Comercio toda pessoa que explorava atividade econômica de comercio (mercancia) era denominado comerciante, já para a teoria dos Atos da Empresa, não importava a atividade econômica e sim era caracterizado pela forma que explorava essa atividade econômica, sendo produção, circulação de bens ou serviços, visando o lucro e organizando os fatores de produção com profissionalidade, agora denominado empresário.

1-c)Para Alfredo Rocco, ato de comércio é todo ato que realiza ou facilita uma interposição na troca. Já para a Teoria da Mediação ou Especulação, ato de comércio é um ato de intermediação na circulação de riquezas. E importante saber quem e o comerciante para identificarmos qual legislação devera ser observada.

2-Não e necessário estar inscrito no Registro Publico de Empresas Mercantis para ser caracterizado como empresário, neste caso será um empresário irregular, não podendo usufruir de benefícios que o direito comercial dispõe em seu favor, consoante prescreve o art. 97, § 1º da LF, art.51, V, da mesma lei e o art. 1.181, cc.

3- nos casos de incapacidade superveniente e herança, mediante autorização judicial o incapaz, por meio de representante, caso seja absolutamente incapaz, ou devidamente assistido, caso seja relativamente incapaz, pode continuar o exercício da empresa

4- as pessoas impedidas de exercerem a atividade empresarial são, os magistrados,os membros do ministério publico, os funcionários públicos em geral, os condenados por improbidade administrativa, prevaricação, crimes falimentar, peita ou suborno, concussão, peculato, contra o sistema financeiro nacional, relações de consumo, Fe publica ou a propriedade. Nestes casos qualquer que mesmo assim exercer a atividade empresarial respondera pelas obrigações contraídas, de acordo com o art. 973, cc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com