TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito empresarial e tributário no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Direito empresarial e tributário no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

DIREITO

EMPRESARIAL

E

TRIBUTÁRIO

Junia Clessia Barbosa de Melo RA 6451319406

Introdução

No cenário atual o Brasil exerce a liderança no setor sucroalcooleiro, sendo o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, açúcar e álcool. Da produção da cana brasileira, em média, 50% se transforma em álcool e 50% em açúcar. Nos demais países produtores de cana, a totalidade é direcionada para a produção de açúcar.

Impostos Federais.

II – Imposto sobre Importação.

IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Incide sobre empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras, e também sobre ações.

IPI – Imposto sobre Produto Industrializado. Cobrado das indústrias.

IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física. Incide sobre a renda do cidadão.

IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Incide sobre o lucro das empresas.

ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

Cide – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico. Incide sobre petróleo e gás natural e seus derivados, e sobre álcool combustível.

Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Cobrado das empresas.

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Percentual do salário de cada trabalhador com carteira assinada depositado pela empresa.

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Percentual do salário de cada empregado cobrado da empresa e do trabalhador para assistência à saúde. O valor da contribuição varia segundo o ramo de atuação.

PIS/Pasep – Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Cobrado das empresas.

Impostos estaduais

Os impostos estaduais são aqueles destinados aos governos dos estados. São eles:

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias. Incide também sobre o transporte interestadual e intermunicipal e telefonia.

IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

ITCMD – Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação. Incide sobre herança

Impostos municipais

Os impostos municipais são aqueles destinados ao governo municipal. São eles:

IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

ISS – Imposto Sobre Serviços. Cobrado das empresas.

ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos. Incide sobre a mudança de propriedade de imóveis.

Como visto acima a carga tributária é grande no Brasil. Um problema que ocorre em alguns casos é a chamada bi-tributação ou os impostos em cascata, onde ocorre por mais de uma vez a tributação sobre um mesmo fato gerador.

Impostos estudados sobre a companhia sucroalcooleira sucobom..

Imposto: O imposto de Exportação

Fundamento constitucional: é um imposto de competência exclusiva da União para instituir e cobrar Imposto sobre a Exportação, para o estrangeiro, de produto nacional ou nacionalizado do território nacional e a legislação ordinária para o Imposto de Importação temos o Decreto-lei nº. 1.578/77, que dispõe sua estrutura de tributação.

Competência: imposto federal.

Fato gerador: Acontece no momento da expedição da guia de Imposto de Exportação, para o estrangeiro de produtos nacionais ou nacionalizados, que tem como fator gerador a saída destes produtos do território nacional, e não o negocio de compra e venda do produto mais sim a saída do mesmo, artigo 23 do CTN, o contribuinte e o Exportador ou quem a lei a ele equiparar, artigo 28 do CTN.

Imposto: Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza.

Fundamento constitucional: é um imposto mais conhecido por Imposto de Renda ou IR, é um imposto brasileiro, é cobrado pela modalidade de homologação: o contribuinte prepara uma declaração anual de quanto deve do imposto, sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridades tributárias.

Competência: imposto federal.

Fato gerador: conforme o Código Tributário Nacional (CTN) é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda. De Renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos; de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais.

Imposto: Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros.

Fundamento constitucional: O imposto sobre operações de créditos, cambio e seguro relativas a títulos e valores mobiliários esta previsto em seu dispositivo legal no artigo 153 – V, somente a União tem capacidade para instituí-lo, e chamado pelas siglas, IOF (imposto operações financeiras).

Competência: imposto federal.

Fato gerador: O imposto sobre operações de créditos, cambio e seguro relativas a títulos e valores mobiliários ou IOF lançado no momento da operação do credito e debito no momento do empréstimo bancário somam em sua integralidade capital mais juros, na emissão de Police de seguro no valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com