TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discriminação racial

Por:   •  30/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 11

UNIAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO AGES

DIREITO

CRISTINA DOS SANTOS COSTA

        

DA BASE AO ENSINO SUPERIOR

P.U.apresentado no curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas Psicologia Jurídica (Flávia Tavares), Ética das Profissões Jurídicas (Luciano Santos Moreira), História do Direito e Antropologia Jurídica (Paulo Gomes de Lima Junior), Metodologia do Trabalho Cientifico (José Reinaldo Prata Sobrinho), Introdução ao Estudo do Direito (Paulo Gomes de Lima Junior), e Produção de Texto (Carina Sales).

Orientador da P.U: Luciano Santos Moreira

Paripiranga-BA

Maio de 2015

Da base ao ensino superior

   Cristina dos Santos Costa¹

RESUMO:

Este artigo apresenta os desafios enfrentados por estudantes vindos principalmente das redes pública de ensino, através do resultado obtido pelo Projeto Integrador foi possível verificar e analisar os dados e as opiniões dos estudantes entrevistados, onde este aborda as principais conclusões tais como: informações sobre as dificuldades encontradas na educação superior, os incentivos que tiveram para ingressarem na faculdade, se houve influencia na escolha do curso. O mesmo busca compreender quais as expectativas dos estudantes que ainda iram ingressar ao ensino superior, o que os mesmos pretendem cursar e o que esperam do seu futuro acadêmico. O trabalho está dividido em três partes, a Introdução que vai mostrar o campo que foi observado e a faixa etária dos entrevistados, a Fundamentação Teórica onde o texto é escrito e fundamento, por ultimo vem a conclusão que faz o fechamento de tudo que foi apresentado.

PALAVRAS – CHAVE:

Desafios. Estudantes de escola pública. Educação superior. Incentivos. Influencias. Expectativas.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

¹Acadêmica do primeiro período do curso de Direito do Centro Universitário UNIAGES

ABSTRACT:

This article presents the challenges faced by students coming mainly from the public school network, through the results obtained by the Project Integrator was possible to verify and analyze the data and the opinions of interviewed students, where it discusses the main findings such as: information on the difficulties found in higher education, the incentives had to join the college, whether there was influence on the choice of course. The same attempts to understand what the expectations of students who still iram enter higher education, which they wish to attend and what they expect of their academic future. The work is divided into three parts, the introduction that will show the field that was observed and the age group of respondents, the Theoretical Foundation where the text is written and foundation, lastly comes to the conclusion that is the closure of all that has been presented.

KEY-WORDS:

Challenges. Public school students. Higher education. Incentives. Influences. Expectations.

  1. INTRODUÇÃO:

Na atividade no ingresso ao nível superior foi possível analisar que a pesquisa buscou a opinião e os dados dos indivíduos entrevistados. A entrevista ocorreu com jovens na faixa etária entre 15 e 17 anos, alguns ainda estudantes, outros ingressantes, e outros que pretendem ingressar ao ensino superior. A pesquisa foi realizada na Bahia, em Paripiranga e em Sergipe, nas cidades de Simão Dias, Lagarto e Tobias Barreto. Tendo como campo de observação a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Ages, O Colégio Estadual Governador Roberto Santos, o Colégio Pierre Freitas, a Universidade Federal de Sergipe, e a FISE – Faculdade Integrada de Sergipe.

Os jovens falaram dos medos e das expectativas que esperam do futuro na sua vida universitária, os universitários demonstraram a sua vivencia no mundo acadêmico e ainda abordaram as dificuldades que terão que enfrentar. Também os mesmos mostraram os incentivos que tiveram para ingressarem assim que concluíssem o ensino médio, das influencias para não ficarem parados e assim darem logo em seguida continuidade aos estudos, iniciando um curso superior, e também esclareceram se a escolha do curso foi por vontade deles ou se houve alguma influencia para essa escolha.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Foi possível observar analisando a alfabetização que vem deixando a desejar que é possível perceber que a prática dela pode se dar de maneira crítica em oposição a ingênua e a astuta. Os indivíduos que se encontram com uma alfabetização ingênua e uma educação neutra, não conseguem reivindicar por seus direitos e deveres, pois esses são incapazes. Quando a educação crítica é compreendida, as classes dominantes deixarão assim de existir. Dessa maneira os educandos vão adquirindo capacidades agregadas aos seus conhecimentos e enriquecenduos ainda mais, onde existirá uma relação entre o educador e o educando, o mestre se responsabiliza pela formação crítica do seu aluno, assim ele ouve suas opiniões e mesmo que sejam incoerentes são respeitadas. Transformando o sujeito em ser capaz de construir sentidos.

Antes da leitura da palavra acontece a leitura do mundo, a linguagem visual é de extrema importância pois o individuo é capaz de fazer a leitura do seu mundo, bem como a consciência familiar, que é um papel fundamental para a introdução na leitura de pequenas palavras, assim compreendendo a importância da leitura. A leitura precisa ter significado, atraindo dessa maneira total atenção do leitor, pois de acordo com a curiosidade o individuo vai se aprimorando de novos conhecimentos e adquirindo outra visão. “Na medida, porém, em que me foi tomado intimo do meu mundo, em que melhor o percebia e o entendia na leitura que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo.” (FREIRE, 1989, p.11). Mais uma vez Freire afirma que [...]”Viver ou encarnar esta construção evidente, enquanto educador ou educadora, significa reconhecer nos outros – não importa se alfabetizandos ou participantes de cursos universitários.”[...] (FREIRE, 1989, p.17)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com