TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentos típicos

Tese: Documentos típicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las.nota 1

Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista,3 o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas. É o caso, por exemplo, do Direito, em que um documento é definido como qualquer escrito, instrumento ou papel, público ou privado, que possua relevância jurídica e possa servir como prova.4

Os órgão típicos de documentação são os museus, os arquivos e as bibliotecas, cada um com as suas características peculiares.

Índice [esconder]

1 Classificação

1.1 Quanto à procedência

1.2 Quanto ao valor

1.3 Quanto ao grau de sigilo

1.3.1 Brasil

1.4 Quanto ao gênero

2 Notas

3 Referências

4 Ver também

Classificação[editar | editar código-fonte]

NoFonti.svg

Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2008). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico) — Yahoo! — Bing.

Quanto à procedência[editar | editar código-fonte]

Quanto a procedência, os documentos podem ser divididos em públicos e privados, ambos podendo constituir prova de fato jurídico, ato jurídico ou de negócio jurídico.

Públicos: são emitidos por autoridade pública ou mediante procuração de autoridade pública. Por exemplo, escritura pública de compra e venda emitida por um notário.

Privados: são emitidos por um particular (pessoa física), ou por autoridade pública fora de suas funções, atribuições, ou competência).

Quanto ao valor[editar | editar código-fonte]

Administrativo - Valor que um documento possui para a administração produtora do arquivo, na medida em que informa, fundamenta ou aprova seus atos presentes ou futuros.

Fiscal - Valor atribuído a documentos ou arquivos para comprovação de operações financeiras ou fiscais.

Informativo - Valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independente de seu valor probatório.

Legal - Valor processual que um documento possui perante a lei para comprovar um fato ou constituir um direito.

Permanente - Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo. Também referido como valor histórico.

Primário - Valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para o gerador do arquivo, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.

Probatório - Valor intrínseco de um documento de arquivo que lhe permite servir de prova legal.

Secundário - Valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para o gerador do arquivo, e para outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foram originalmente produzidos.

Quanto ao grau de sigilo[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, um documento pode ser classificado como ostensivo ou sigiloso. Um documento é ostensivo quando a ele não foi atribuído nenhum grau de sigilo, tendo em vista que o acesso ao seu conteúdo não põe em risco direitos individuais ou coletivos. Documentos ostensivos devem estar plenamente acessíveis. Consequentemente, um documento é sigiloso quando a ele é atribuído algum grau de sigilo, em razão de o acesso ao seu conteúdo poder colocar em risco direitos individuais ou coletivos. São estes os graus de sigilo documental:nota 2

Reservado

Um documento não poderá ser mantido com grau de sigilo "reservado" por mais do que cinco anos.

Secreto

Um documento não poderá ser mantido com grau de sigilo "secreto" por mais do que quinze anos.

Ultrassecreto

Um documento não poderá ser mantido com grau de sigilo "ultrassecreto" por mais do que vinte e cinco anos, salvo se o seu acesso ou divulgação puder ocasionar ameaça externa à soberania nacional, à integridade do território nacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com