TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eleminação do Trabalho Infantil

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

ELIMINAÇÃO AO TRABALHO INFANTIL

O presente estudo acerca do trabalho infantil no Brasil mostra em pesquisas que 215 milhões de crianças ainda estão envolvidas na exploração do trabalho infantil devido à desigualdade social, a pobreza, associado à falta de políticas públicas.

Um mapeamento geográfico aponta o problema, para países mais pobres onde este problema submete a criança ao sofrimento físico, psicológico e moral, causando grandes danos para o reto de sua vida.

Trabalho infantil é exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. O trabalho infantil, em regra, é proibido por lei. Como disposto abaixo:

A Constituição Brasileira é clara, menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14.

O trabalho infantil afeta o lazer da criança, a vida em família, educação, e prejudica que ela estabeleça relações de convivência com outras crianças.

Mesmo existindo as condições legais, a realidade social de alguns países e totalmente controversa, pois a necessidade de aumentar a renda nas famílias mais pobres é muito maior às vezes para a família os filhos são uma fonte de renda.

Mas infelizmente em relação aos países da Ásia, África e América o índice de trabalho infantil ainda é preocupante, embora pesquisas revelem que já estão produzindo resultados positivos em relação ao trabalho infantil. Pesquisa revela que a redução mais significativa foi na América e que o caso de maior incidência ainda é na África pela baixa qualidade de vida e de educação. A revelação de crianças que se machucam em virtude do trabalho é assustador como também contágios e traumas psicológicos.

No Brasil o trabalho infantil ainda é um grande problema social. Milhões de crianças abandonam à escola e não tem seus direitos preservados, e trabalham desde cedo na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, num regime de exploração, quase servo já que muitos deles não chegam a receber remuneração alguma.

O abandono da escola, ou a divisão do tempo entre a escola e o trabalho, faz com que o rendimento escolar dessas crianças seja péssimo e este serão fortes candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que se submeter a subempregos e assim continuaram alimentando um ciclo de pobreza muito no Brasil.

No entanto o assunto sobre o trabalho infantil é delicado e complicado, porque, numa situação de miséria absoluta, é muito difícil convencer os pais de que as crianças não devem trabalhar.

Com isso trabalho infantil, tanto nas cidades, quanto nas zonas rurais, é uma grande preocupação de ONGs que passam a interferir neste assunto. Essa decisão de combater a exploração infantil esta vincula a leis que determinam a proibição desse trabalho com o intuito de resgatar a dignidade humana. Por isso o Tribunal Superior Do trabalho em 2012 adotou uma postura de irradicação do trabalho infantil. Que deve tentar erradicar as piores formas de trabalho infantil, exigir o cumprimento das normas firmando competência com a justiça do trabalho aplicando a proteção integral de criança e adolescentes e que o dia 12 de outubro não seja simplesmente visto como uma comemoração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com