TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutanásia

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 8

1. TEMA

Eutanásia e Direito Penal

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente projeto tem por finalidade explicar o que é eutanásia, evidencia também as suas peculiaridades, juntamente a isso expor o posicionamento do direito penal referente a tal pratica, e as diversas a polemicas que envolve o assunto.

3. JUSTIFICATIVA

O atual projeto buscara discorrer sobre um assunto polemico que tem como principal característica, a decisão sobre a vida humana, no que diz respeito a eutanásia.

 A sua pratica aplica-se em casos de pacientes de doentes incuráveis, essa pratica é sustentada pela teoria que defende o direito do doente incurável de optar pelo fim à própria vida quando sujeito a intoleráveis sofrimentos físicos ou psíquicos, essa decisão pode ser tomada não só pela vitima da doença tão, como por seus parentes, em casos de incapacidade do mesmo, como seria o caso de um paciente em coma profundo ou em considerados incapazes perante a lei.

Quando se trata de tal aplicabilidade no Brasil o tema torna-se ainda mais polemico, pois em nossos pais ainda temos uma predominância fervorosa da religião, e de modo geral confronta essa decisão embasado em preceitos divinos do que correspondem ao direito a vida, e uma afirmação incondicional de que tudo é de permissão e vontade divina.

4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Até onde vai o direito referente a própria vida de acordo com o direito penal?

5. OBJETIVOS

5.1 GERAL

Ilustrar a realidade vivida por pacientes terminais, identificar a atuação do Direito Penal nesses casos.

  1. ESPECÍFICOS

  • Apresentar o que é a eutanásia
  • Observar o posicionamento do Direito Penal sobre tal.

6. REVISÃO DA LITERATURA

6.1 EUTANÁSIA SIGNIFICADO E ESPECIFICIDADES

Bezerra define com o tema como:

      Eutanásia significa uma tranqüila morte, sem dores físicas e torturas morais que possam sobrevir nas pessoas naturais com idades mais avançadas. A legislação garante viver com dignidade e, portanto, a morte deve, teoricamente, acontecer de um modo natural. Todavia, nem sempre o fim do ser humano ocorres sem  sofrimento[...](BEZERA, 2006,p.1).

A seguinte definição da autora também leva em consideração o termo em sentido etimológico, sendo de origem grega, significa (eu + thanatos) que significa boa morte ou morte sem dor.

Segundo Bezerra (2006), a prática de eutanásia é sustentada por uma teoria que defende o direito do doente incurável de pôr fim à vida. Esse direito teoricamente existe quando a pessoa em questão está sujeito a sofrimentos físicos ou psíquicos em um grau quase insuportável. Esse ainda é um tema polêmico, alguns países possuem uma legislação específica sobre tal, outros países são contrários a essa pratica por inúmeros motivos.

Considera-se eutanásia o ato de terminar a vida de uma pessoa ou ajudar no seu suicídio. Isso pode ocorrer por diversos motivos: vontade do doente; porque os doentes representam uma ameaça para a sociedade (eutanásia eugênica); ou porque o tratamento da doença implica uma grande despesa (eutanásia econômica).

São poucas culturas que aceitam a eutanásia, a maior parte não admite essa atividade, que é considerada no âmbito da religião, o argumento é que só Deus tem o direito de dar ou tirar a vida e, portanto, o médico não deve interferir neste dom sagrado. Também no âmbito jurídico alguns códigos penais, como é o caso do código brasileiro, consideram a eutanásia como uma forma de homicídio.

6.1.2Eutanásia ativa e eutanásia passiva

Na visão de Bezerra, existem duas formas de prática da eutanásia: ativa e passiva. A eutanásia ativa acontece quando se apela a recursos que podem findar com a vida do doente (injeção letal, medicamentos em dose excessiva).

No Código Penal Brasileiro, a eutanásia passiva se enquadraria como crime previsto no artigo 135, intitulado omissão de socorro; uma vez que não há menção específica a tal prática em nosso aparato jurídico. Segundo este artigo, é crime ‘’deixar de prestar assistência’ ’quando possível fazê-lo sem risco pessoal, á criança abandonada ou extraviada, ou a pessoa inválida ou ferida ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública’’; sob pena de detenção de um a seis meses, sendo esta aumentada da metade se da omissão resultar lesão corporal de natureza grave e triplicada, se resultar a morte. (BEZERRA, 2006, p.3).

Na eutanásia passiva, a morte do doente ocorre por falta de recursos necessários para manutenção das suas funções vitais (falta de água, alimentos, fármacos ou cuidados médicos).

6.1.3Eutanásia, ortotanásia e distanásia

Bezerra ainda destaca que a ortotanásia consiste no ato de parar com atividades ou tratamentos que prolongam a vida de forma artificial. Isto acontece em casos que uma pessoa se encontra coma ou estado vegetativo, não havendo tendência para que recupere. É uma forma de eutanásia passiva. A ortotanásia é contemplada por muitos como uma morte que ocorre de forma mais natural.

A distanásia (origina-se do grego ‘’ dis, mal, algo mal feito, e‘’thánatos’’, morte) é etimologicamente o contrário da eutanásia. Consiste em atrasar o mais rápido possível o momento da morte usando todos os meios, proporcionados ou não, ainda que não haja esperança alguma de cura, e ainda. (BEZERRA, 2006, p.3).

A distanásia é vista como o contrário da eutanásia, e remete para o ato de prolongar ao máximo a vida de uma pessoa que tem uma doença incurável. Frequentemente a distanásia implica uma morte lenta e sofrida.

6.1.4Eutanásia no código penal brasileiro

Atualmente, no código penal brasileiro, segundo o livro Vade-mécum, a prática da eutanásia não é estipulada. Assim sendo, o médico que termina a vida de um paciente por compaixão comete o homicídio simples indicado no art. 121, sujeito a pena de 6 a 20 anos de reclusão. Isto porque o direito à vida é um direito considerado inviolável pela Constituição Federal. Apesar disso, este é de alta complexidade, que tem sido abordado pela comissão de juristas que trabalha em um novo Código Penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com