TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Direito Aplicado aos Negócios

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

1.5 Treinamento e desenvolvimento

No que se refere ao processo de desenvolvimento de pessoas, o treinamento se faz de suma importância para um ambiente organizacional, facilitando a obtenção de novos conhecimentos, habilidades e consequentemente o alcance de resultados mais positivos. Além disso, possibilita a empresa realizar avaliações e corrigir o que for necessário para potencializar a administração de recursos humanos.

Para Chiavenato (2010), o treinamento é um processo ordenado que permite modificações em habilidades, conhecimento, atitudes ou no comportamento dos colaboradores, estimulando-os a serem mais produtivos no sentido de atingir com qualidades os objetivos organizacionais. Já para MILKOVICH e BOUDREAU (2000), o desenvolvimento é como um método de treinamento a longo prazo, onde ocorre o aperfeiçoamento das habilidades e aptidões profissionais e pessoais do colaborador, com a intenção de prepara-lo para assumir funções mais complexas na organização.

Na Abc da Construção os colaboradores recebem treinamento pontual de acordo com as especificidades e as necessidades da organização. Os treinamentos podem ser realizados por meio de webconferência, presencial, instruções por e-mail, telefone ou pelo site. O treinamento dos vendedores é realizado por apoio presencial, pelo site ou remoto de um representante da marca com a qual a empresa trabalha. Nesses treinamentos são fornecidos uma série de informações que auxiliaram os colaboradores no esclarecimento de suas dúvidas, familiarização com o produto e consequentemente auxiliará no melhor atendimento aos clientes. Já os treinamentos realizados com a administração podem ser por meio de apoio presencial ou remoto de um consultor de campo, site ou por telefone. Nesses treinamentos são realizadas reciclagens, orientações sobre operações do negócio, esclarecimento de dúvidas operacionais, entre outros.

2.5 Treinamento e desenvolvimento

Todos os funcionários que ingressam para fazer parte do time da empresa recebem treinamento e no decorrer do tempo é oferecido as reciclagens pontuais para que possam se desenvolver e aprimorar suas habilidades e aptidões profissionais e pessoais.

Para melhor estabelecer e desenvolver uma cultura organizacional, os colaboradores contratados poderiam passar por um momento de integração onde seria explicado a história da empresa; sua missão, visão e valores; seus objetivos, crenças e desafios, etc. Uma boa cultura organizacional pode ser responsável por motivar os colaboradores e ajuda-los a se desenvolver juntos com a empresa.

Outra dica para auxiliar no desenvolvimento do capital é a realização de avaliação por desempenho (feedbacks) que torna claro para o funcionário ou para a própria empresa quais competências deverão ser aprimoradas ou desenvolvidas. Por fim, pode ser realizada a pesquisa de clima organizacional que auxilia na localização dos pontos fortes e fracos no ambiente da organização e possibilita a eliminação desses problemas de forma prática e adequada.

Referências:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com