TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploração do trabalho infantil

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

2. Desenvolvimento

2.1 Normas protetivas do trabalho infanto-juvenil no Brasil:

Inicialmente mister se faz apresentar as normas protetivas vigentes em nosso ordenamento jurídico, tendo como base princípios constitucionais, como o princípio da dignidade da pessoa humana, presente no artigo 1º, inciso III e o princípio da prioridade absoluta, disposto artigo 227, ambos da Constituição Federal.

O princípio da prioridade absoluta defende amplamente os direitos da criança, do adolescente e do jovem, sendo certo que o Estado e a sociedade também são responsáveis por tais garantias, além da própria família. Neste sentido, destaca-se a promoção de programas sociais e a aplicação de recursos públicos a fim de fazer valer o vasto rol de garantias constitucionais.

A própria Constituição Federal traz vedações ao trabalho noturno, perigoso e insalubre, proibindo o trabalho aos menores de 16 (dezesseis) anos, ressalvado o trabalho na condição de aprendiz, que pode ocorrer a partir dos 14 (quatorze) anos, segundo o artigo 7º, XXXIII. As características do contrato do menor aprendiz serão pormenorizadas em capítulo específico.

Assim, destacamos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que vinculam os principais comandos infraconstitucionais sobre o tema.

Consequentemente, trataremos em tópico específico sobre as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que também compõem as normas protetivas do país.

2.1.1 O Estatuto da Criança e do Adolescente

        Estabelecido em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente representa os avanços conquistados pela Constituição Federal de 1988 no que tange os direitos do menor.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com