TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE PADRÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Por:   •  3/11/2020  •  Monografia  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

FACULDADE PADRÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Escreva Seu Nome Completo

TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

GOIÂNIA-GO

ABRIL DE 2020

FACULDADE PADRÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Escreva Seu Nome Completo

TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial para conclusão da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso Direito I, do Curso de Direito da Faculdade Padrão, sob a orientação do Prof. (titulação). Nome completo do seu orientador.

GOIÂNIA - GO

ABRIL DE 2020

RESUMO[pic 3]

SOBRENOME, Seu Nome. Título da obra: subtítulo, se houver (sem negrito). Projeto de Pesquisa, 2020. 10 f. – Curso de Graduação em Direito da Faculdade Padrão. Goiânia, 2020.

Resumo com frases afirmativas e sucintas, com verbo na voz ativa. Lembre-se de verificar o que dispõe a ABNT 6028, de 2003.

PALAVRAS-CHAVE: São. Separadas. Por ponto.

SUMÁRIO

1 TEMA        5

2 PROBLEMATIZAÇÃO        5

3 JUSTIFICATIVA        5

4 OBJETIVOS        6

4.1 Objetivo geral        6

4.2 Objetivos específicos        7

5 METODOLOGIA        7

6 PLANO DE TRABALHO        7

7 CRONOGRAMA        8

8 REFERÊNCIAS        9

  1. 1 TEMA (aqui deverá ser apresentado o tema já delimitado)

Escreva seu tema. O tema é diferente do título. Trata-se de assunto geral de onde será extraído o problema. Se você pretende, por exemplo, fazer um trabalho com o título “Dos impactos ambientais do uso de agrotóxicos em lavouras de soja tendo em vista o cultivo de biocombustíveis no Brasil durante o Século XXI”, seu tema será: Impactos ambientais e biocombustíveis.

  1. 2 PROBLEMATIZAÇÃO

Usa-se Times New Roman em tamanho 12 (doze), com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado no corpo do texto. Não há espaço entre parágrafos.

O problema decorre do aprofundamento que se deseja realizar com o trabalho. Para que se tenha um problema é preciso que haja uma dúvida ou dificuldade em relação ao tema. Tal dificuldade pode ser teórica ou prática.

É importante que cada trabalho trate de apenas um problema, ou haverá complicações para que o texto se concretize e, principalmente, no momento da defesa.

Também é preciso ter atenção para que se trate de problemas jurídicos. Assim, é preciso desenvolver raciocínio em que haja atuação do Direito. Se o Direito não puder resolver seu problema, não se tem um problema jurídico. Logo, será necessário verificar outro aspecto do seu tema.

Neste tópico, deve-se ainda tratar das hipóteses que necessitarão ser verificadas pelo pesquisador, demonstrando que há várias alternativas que possibilitam a análise do problema e sua importância.

  1. 3 JUSTIFICATIVA

A Justificativa trata não apenas dos motivos que levaram o pesquisador a escolher o problema, mas também da relevância social, econômica e acadêmica da questão.

É necessário demonstrar que se trata de problema que afeta de algum modo a vida da população, esclarecendo como seu problema interfere no cotidiano da sociedade.

Também é essencial apresentar as discussões feitas pelos autores que já escreveram sobre o assunto, demonstrando que não se trata de ponto pacífico entre os estudiosos e que é preciso considerar o problema com maior profundidade.

O aluno precisa mostrar que o trabalho dele é importante e merece ser produzido, lido, incentivado.

Os processos seletivos de graduação, mestrado e doutorado avaliam o projeto de pesquisa para determinar se aceitarão ou não o candidato em seu quadro de discentes. Isto dependerá da qualidade do projeto e, principalmente, da capacidade do aluno de provar que a pesquisa que pretende desenvolver é importante.

Pela leitura da justificativa, o orientador saberá se deseja ou não ter o aluno como seu orientando.

Para isso, será necessário fazer as citações corretamente. A ABNT 10520 auxiliará a fazer citações diretas e indiretas sem sofrer muito. Basta colocar entre parêntesis o Sobrenome do autor, a data da obra e a página de onde se extraiu a ideia (FULANO, 2020, p. 15).

Entre o seu texto e as citações longas, deixa-se uma linha em branco.

E lembre-se sempre que as citações diretas que possuem mais de três linhas, isto é, as longas, devem obedecer ao recuo de quatro centímetros da margem esquerda, com espaçamento simples. Estas citações não são apresentadas entre aspas. Afinal, o recuo já nos dá a informação a respeito da transcrição textual do texto do autor. O tamanho da fonte, neste caso, será o de número dez. (FULANO, 2020, p. 43).

Após a citação longa, deixa-se outra linha em branco. Deve-se ter cuidado para que a linha em branco esteja de acordo com o restante da formatação do texto do trabalho. É adequado evitar citações longas. As paráfrases podem e devem ser utilizadas na maior parte do trabalho.

Se a citação foi feita de modo indireto, e se desejar que o nome do autor faça parte do texto, deve-se lembrar que o sobrenome do autor não será colocado em caixa alta e não constará no parêntesis. Por exemplo, de acordo com o entendimento de Fulano (2020, p. 30) o trabalho está em plena consonância com as normas da ABNT e da PADRÃO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com