TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE MERIDIONAL- IMED CURSO DE DIREITO

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE MERIDIONAL- IMED

CURSO DE DIREITO

Discplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado

Professora: Profª Drª Marília De Nardin Budó

Aluno: Emily Louise Tassi

Fichamento de:

In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.)

O autor começa fornecendo uma breve informação sobre o neoliberalismo e em seguida uma definição, citando que “o neoliberalismo nasceu logo depois da II Guerra Mundial, na região da Europa e da América do Norte onde imperava o capitalismo. Foi uma reação teórica e política veemente contra o Estado intervencionista e de bem-estar.”(p. 9). O livro que deu origem ao neoliberalismo, Caminho da Servidão, é de Friedrich Hayek, no livro ele criticava a restrição dos mecanismos de mercado por parte do Estado, ele tinha como alvo o Partido Trabalhista Inglês, queria impedir que ele assumisse o poder nas eleições de 1945, na Inglaterra. Estava convencido de que a proposta social-democracia moderada inglesa incitava uma escravidão moderna.

Alguns anos depois, Hayek decidiu convocar aqueles que possuíam os mesmos ideais que ele, para se reunirem na estação de Mont Pèlerin, na Suiça. Os que se fizeram presente não foram apenas os inimigos antigos do Estado, mas também inimigos da política New Deal americana. Deste modo surgiu a Sociedade de Mont Pèlerin, visando combater o keynesianismo e fundamentar princípios para um outro modelo capitalista livre de regras. Hayek e seus companheiros acreditavam que o novo igualitarismo do Estado ameaçava a concorrência que estava em vigor. Segundo o que eles acreditavam, a desigualdade era algo fundamental para as sociedade orientais, pois a competitividade causava uma busca perseverante pelo crescimento econômico.

Em 1973, após a guerra, a crise econômica no mundo capitalista atinge baixas taxas de crescimento juntamente com altas taxas de inflação, alterando o cenário econômico desse momento. Desse modo, o modelo neoliberalista de Hayek ganha espaço. Ele e seus companheiros afirmavam que a crise era um fator decorrente do poder demasiado dos sindicatos e do movimento operário em geral, devido as pressões reivindicativas dos trabalhadores sobre os salários e pelos gastos do Estado com as bases sociais.

Devido à esses fatores, segundo Hayek, as empresas haviam diminuído seus lucros e as inflações haviam aumentado, gerando assim, uma crise das economias de mercado. A solução para

isto, de acordo com o modelo neoliberalista, seria o Estado limitar o poder dos sindicatos e dos operários, e o Estado possuir pouca participação nos gastos sociais e nas intervenções econômicas. Para isso deveria haver diminuição de impostos sobre os rendimentos mais altos e sobre as rendas.

        Essa política econômica teve sucesso nos governos de Tatcher e Reagan. Em seguida, quase todos os países do norte da Europa ocidental, com exceção da Suécia e da Áustria, também viraram à direita. Esse processo de direitização acaba atingindo grande parte da Europa e EUA. O ideário do neoliberalismo incluía o anticomunismo mais rígido de todas as correntes capitalistas do pós-guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com