TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME MERCADOR DE VENEZA

Por:   •  18/8/2015  •  Resenha  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 4

O filme “Mercador de Veneza” conta a história de Bâssanio um nobre veneziano que perdeu toda sua herança, sobre a bela amizade entre ele e Antônio um cristão bem sucedido.

Bâssanio deseja se casar com Pórcia uma linda e rica herdeira, porém para isso Bâssanio precisa de três mil ducados para poder ir até sua amada em Belmonte, então se recorre a Antônio um velho amigo, Antônio então não dispõem de tal quantia no momento, fala para Bâssanio se dirigir até Veneza e ver o que consegue com seu crédito, então Antônio concorda em fazer um empréstimo, pois toda a sua fortuna está investida em frotas de navios, e irá demorar muito até ter um retorno bom do seu dinheiro, então faz o empréstimo com o agiota Shylock, que faz um contrato, dizendo que se Antônio não quitar a divida em três meses, em troca ele vai querer uma libra da carne de Antônio.

Antônio e Bâssanio fazem um jantar, onde Shylock é convidado. Shylock mora com a sua filha Jéssica, ele sempre a prende em casa, para evitar que ela se relacione com os cristãos, porém Jéssica já se envolveu com um cristão, e aproveitou que o pai foi nesse jantar, fugiu levando muitos ducados de Shylock. Então ao voltar para casa e ver que sua filha havia fugido Shylock fica desesperado e arrasado por ter perdido a filha e tantos ducados.

Quando Bassânio chega a Belmonte, descobre que para ganhar a mão de Pórcia terá que se submeter a um teste envolvendo três arcas, uma de bronze, uma de prata e uma de ouro, deixado pelo pai da moça antes de morrer, Bâssanio não se deixa levar por beleza, e então escolhe a arca de bronze, onde encontra a foto de Pórcia, ela fica feliz e nos mesmo dia os dois fazem juramentos de amor, e ela da um anel para ele, dizendo que nunca ele devera vender ou perder, pois isso significaria o fim do seu casamento com ele.

A amiga de Pórcia Nerissa, logo se apaixona por um dos soldados de Bâssanio, o qual também fica impressionado com a beleza da jovem, e no mesmo dia a pede em casamento, ela o da um anel também, e ele promete nunca já mais perder ou vender o anel.

Após passado três meses, Antônio escreve para Bâssanio, dizendo que os seus navios naufragaram e que sua vida agora esta nas mãos de Shylock. Bâssanio desesperado fala com Pórcia sobre a divida que Antônio fez por ele, Pórcia então dá seis mi ducados, para que Bâssanio vá e pague a divida de Antônio.

Chegando em Veneza, Antônio já esta em julgamento, Shylock não quer acordos, e muito menos abrir mão da carne de Antônio, então Bâssanio chega com seis mil ducados e oferece ao Judeu, Shylock não aceita, e volta a falar que o que esta no contrato é o que vale, ele quer uma libra da carne de Antônio.

Antônio acreditando que é o fim, diz para não pedir mais piedade ao judeu, eis que chega um advogado, e seu assistente os dois ambos muito novos, porém muito espertos, e com todas as armas tenta absolver Antônio. Pede ao judeu que aceite os seis mil ducados e deixe Antônio viver, Shylock não aceita, então o advogado manda que ele tire uma libra da carne de Antônio, no momento em o judeu esta prestes a cortar Antônio, o advogado fala, você pode pegar sua libra de carne, mais nem um pingo de sangue, aqui no contrato está claro que é apenas uma libra de carne, Shyrlock surpreso com a reviravolta fica pasmo, e quer aceitar os seis mil ducados, porém o juiz declara que ele terá que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com