TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  14/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

Globalização

É um processo econômico e social que ocorre ao redor do globo, este consiste na junção dos critérios econômico, cultural, político e social entre os países do mundo. Ela ocorre principalmente das evoluções tecnológicas em especial nos meios de transporte e meios de telecomunicações, unindo o mundo de forma mais rápida e praticamente simultânea. A globalização se desenvolve junto com a evolução do mundo o interligando e tornando os países cada vez mais próximos.

Conforme historiadores esse fenômeno iniciou-se em meados do século XV e XVI desde as grandes navegações e descobrimentos marítimos. Neste momento os povos começaram a se interligar a Europa passou a explorar os outros continentes formando relações culturais e comerciais, no entanto somente após a queda da União Soviética no fim do século XX é que a globalização passou ter força.

O que impulsionou principalmente a globalização foi o desenvolvimento do capitalismo, pois os mercados internos encontravam-se super saturados e, portanto surgiu assim a necessidade premente de integração mundial entre os países.

Vale lembrar que a globalização não interfere somente na área econômica, mas também na área social e cultural. Com a troca e adoção de novos costumes antes desconhecidos trouxe novas experiências e necessidades ao redor do mundo. Um exemplo bem vivido deste aspecto de mudança é a americanização do mundo atualmente é cada vez mais comum a aderência e adoção de hábitos, costumes, formas de trabalho, de agir ou mesmo de pensar pelos padrões americanos, e mesmo que a America seja um continente relativamente jovem já causou diversos impactos na globalização.

No entanto a globalização não traz somente coisas boas, com todos os países interligados coisas ruim também passam a acontecer como a queda da bolsa de valores de New York que afetou todo o mundo e prejudicou a economia mundial, e então os problemas que antes eram internos se tornam de caráter mundial que afeta a todos de uma vez.

Outsourcing

Vem do inglês, “out” significa “fora” e “source” que significa “fonte”, portanto Outsourcing tem como amplo significado de “fonte externa” ou mesmo traduzido normalmente no português como terceirização.

No campo de negócios o Outsourcing funciona como um processo usado pela empresa onde ela contrata outra organização terceirizada para desenvolver alguma área da empresa para formar um negocia mais eficiente poupando tempo dentro de sua própria administração para os aspectos mais relevantes e importantes dentro da gestão empresarial.

Este processo esta diretamente relacionado com o caráter de subcontratação de serviços. Essa subcontratação age para tornar a empresa mais rentável, pois com a contratação de mão de obra terceirizada gera uma grande vantagem para a empresa contratante, gerando uma visibilidade maior dos seus custos e infere mais recursos e tecnologia em prol da empresa.

Mesmo com suas vantagens é importante analisar muito bem os riscos que o Outsourcing pode apresente como exemplo às vezes seu custo pode ser bem maior do que o esperado, e com a terceirização aumenta também a sujeição a pessoas que desconhecem o seu negócio e acabam por não ter motivação, empenho ou compromisso com a empresa. Outra desvantagem é que com o outsourcing pode ocorrer até mesmo corrupção com desvio de verbas e/ou fundos de organizações.

Outra vertente do Outsourcing é que com a terceirização de seus processos, este pode ser levado a outros países para redução de seus custos o que gera o "offshore outsourcing", e com isso passamos a ouvir a cada dia mais frequentemente a utilização de mão-de-obra mais barata onde crianças, mulheres, idosos e etc... São contratados em condições subumanas para trabalhar por empresas estrangeiras.

CACAU SHOW

Alexandre Tadeu da Costa (41 anos) em um fusca branco ano 78 que o então jovem empresário começou sua trajetória de sucesso. Com seus 17 anos em 1988, na Zona Oeste de São Paulo, vendia em padarias e supermercados bombons de chocolate e trufas. Este era o início da Cacau Show franquia de chocolates que já possui mais de 1.600 lojas em todo o Brasil.

Seus pais já eram empresários e com uma encomenda de 2.000 ovos de páscoa a jovem Cacau Show saiu da cozinha de 12m² para uma sala com o mesmo tamanho na empresa de seus pais. Com a criação de um catalogo de produtos suas encomendas deslancharam, a empresa cresceu ocorreu à contratação de vários funcionários e em 1996, Alexandre Tadeu da Costa iniciou seu primeiro cursos de chocolates no exterior, na Bélgica para ser mais preciso. "A Bélgica é a 'terra dos chocolates artesanais', mais até do que a Suíça. Lá estão os melhores chocolates do mundo", diz Alexandre. Com esse pensamento em mente já possui três cursos, todos realizados na Bélgica.

Hoje o empresário já conta com quatro fábricas em todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com