TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hermeneutica

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

        Questão das pré-compreensões

O ponto de partida para discutir a sua importância é que ele volta o tema das ciências do espirito e da natureza. Seguindo a linha de Heideguer que é importante o ser lançado a realidade enquanto existência uma existência q v coerde a sua concretude por causa das significações que vc coloca. O historicismo e o positivismo partem do mesmo erro teórico que é: Defender que existe um método para as ciências sociais, as ciências do espirito perderam a sua natureza intrínseca com Kant porque ele transporta a logica as ciências naturais para as do espirito, a ciência precisa do método da certeza.

Antes de Kant formular essa questão as ciências do espirito se desenvolvia no terreno que lhe é próprio o humanismo as ciências do espirito são diferentes o próprio conceito de ciência é completamente diferente, ao ponto de questionar se realmente precisa de uma método. Pois nas ciências do espirito não se busca a certeza do absoluto. O grande traço que marca é a historicidade daquilo que é afirmado o contexto em que as afirmações são criadas.

Não faz sentido um resultado final para as ciências do espirito e sim resultados finais. Não há um reino de certezas. A verdade e o método devem ser entendidas como a verdade contra o método. Nas ciências do espirito a verdade prescinde o método.

Dilthey faz como Kant. A ideia de uma razão histórica para dar razão as ciências do espirito. So que a marca da historia é a sua precariedade, a fluidez o que é agora pode não ser mais.

Ele vai desenvolver vários cursos falando sobre a introdução a ciência do espirito diferenciando as ciências do espirito das ciências naturais. Não há como criar um método para as ciências do espirito. Nenhum método que você utilize te leva a um resultado pleno e absoluto. Ele entende hermenêutica como filosofia porque ela é a critica o ato de perguntar-se buscando maior conhecimento. A hermenêutica é filosofia porque não lida com este absoluto.

Enquanto as ciências naturais se fundamentam na indução do logico as do conhecimento seria como uma indução artística, uma sensibilidade o que é apreensível pela sensibilidade. Voce pode elaborar várias teorias, mas o que é para um é diferente para outro. Não tem como quantificar.

As ciências do espirito partem da indução artística a ideia de sensibilidade de um tato psicológico. Ex a dignidade da pessoa humana depende do horizonte de pré compreensão do juiz. Uma das principais divergências com Dilthey não tem como suspender do tempo em que você esta inserido e julgar esse tempo, não existe uma suspensão lógica. Tudo que fazemos estamos fazendo condicionados pelo momento. A interpretação é condicionada ao tempo que vivemos. Nada pior para a pessoa compreender do que o momento que ela está vivendo agora pois estamos condicionados por elementos que não enxergamos. O  fato do interprete estar no futuro permite que o leitor entenda mais o autor do que ele mesmo.

Uma forma de percebermos essa mudança é a linguagem pois a forma que falamos hoje são diferentes das de antigamente. O processo da compreensão é dialógico se eu quero compreender alguém as suas intensões eu tenho que estabelecer uma conversação com ela. Não o que esta escrito ali mas o sentido do que esta escrito ali, tenho que estabelecer uma serie de perguntas e respostas as perguntas são as mais importantes. Descobrir a pergunta é a chave para entender o texto. Qual o objetivo do autor no texto, porque ele está se propondo a discutir isso? Qual a situação que o faz escrever aquilo?A proposta de Verdade e método é discutir a transmigração dos métodos das ciências naturais para as do espirito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com