TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Cultura e Sociedade

Por:   •  27/11/2017  •  Dissertação  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

        A globalização como conhecemos hoje, altera a identidade nacional de um povo na medida em que influencia diretamente o estado nação em suas decisões, pois o mesmo tem receio de sanções no caso de descumprimento de acordos internacionais, mas para que entendamos como isso ocorre precisamos nos remeter para a origem desse fenômeno chamado globalização.

        Embora não exista um consenso sobre o início da globalização, muitos cientistas datam como o fim da segunda grande guerra mundial, e a preocupação com possibilidade de novos atos como os da guerra ocorressem novamente.

        Por esse motivo foram criados órgãos de políticas internacionais que regulam as decisões dos estados-nação afim de minimizar esses litígios internacionais para evitar novas guerras, prevendo sanções para as nações que descumprirem os acordos, além de restrições de negócios internacionais entre as demais nações.

        A globalização não regula apenas o ponto de vista político da nação, passou a regular também o ponto de vista econômico, principalmente para as microeconomias, pois órgãos como FMI, sempre socorrem esses países que acabam por ficarem reféns de suas políticas, e por consequência acabam por facilitar a entrada de empresas estrangeiras em seu território.

        Identidade nacional por sua vez, é na verdade o sentimento de um determinado povo por algo que o faça sentir parte daquela nação. Seja o desenvolvimento econômico, suas belezas naturais, sua geografia, idioma ou cultura, algo que ligue o ser humano com o local que vive.

        Partindo desses princípios podemos dizer que a globalização altera a identidade nacional na medida que alterando as decisões políticas do estado nação, visto que as decisões de certo errado, acabam sendo alterados os costumes antes considerados normais de um povo podem passar a ser considerados abusivos para essas entidades internacionais e gradativamente a cultura local vai sendo alterada.

        Outro ponto de vista que altera a identidade nacional, e a questão da disponibilização da cultura, os países desenvolvidos vão aos poucos disseminando seus conteúdos culturais para os países subdesenvolvidos, que acabam por se contagiar e desprezar sua programação local, seus programas nacionais.

        Ainda existe o fato das populações dos países subdesenvolvidos aderirem mais aos produtos internacionais ante aos produtos nacionalmente produzidos, por exemplo no país onde algumas pessoas esperam por vários dias na fila para comprar um iphones que custa em média o dobro do preço vendido nos EUA, temos segundo pesquisa um dos iphones mais caro do mundo e ainda sim o produto é amplamente aceito. Então através da globalização o sentimento do povo por suas propriedades nacionais passa a ser alterado pelo sentimento dos produtos e cultura internacionais, adotando por muitas vezes até mesmo o vocabulário, como no caso do ramo informático no brasil, onde quase todos os termos advêm de fora.

        Assim sendo é dessa forma que a globalização altera a identidade nacional de um povo, implementando a cultura dos países desenvolvidos, e alterando as decisões políticas ideológicas de um Estado nação para que esse não seja punido nas entidades internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com