TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei sobre diretrizes e fundamentos

Projeto de pesquisa: Lei sobre diretrizes e fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA UNIDERP POLO CAXIAS-MA,

DESAFIO PROFISSIONAL

PEDAGOGIA

NOMES: JESUSLENE ALVES OLIVEIRA:

E-mail: Ainat.14@Hotmail.com

EDNALDO CHAVES LIMA RA: 337299

E-mail: Ednaldochavess100@Hotmail.com

RUSVENALDO MAIK DA SILVA RA: 341299

E-mail: Rusvenaldofofo@Hotmail.com

PROFESSOR Á DISTANCIA: MONICA SATOLANI

PROFESSOR PRESENCIAL: OZAIAS CARVALHO

CAXIAS-MA

2013

Levantamento dos principais pontos presentes nas leis sobre diversidade e multiculturalismo.

DOCUMENTO: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito as diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) A LDB assegura o multiculturalismo, a diversidade, onde o currículo da educação básica deve ser composto por uma base nacional e uma parte diversificada, considerando sempre as características da região e da localidade em que o indivíduo esteja inserida. Assegura os direitos humanos, priorizando a cidadania para que os indivíduos possam participar da cultura com as quais se identificam e de serem tratados com igual consideração e respeito. Prioriza também que o ensino de História do Brasil leve em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do indivíduo.

Parâmetros Curriculares

Nacionais(PCN)

Os PCN valoriza as características étnicos e culturais dos diferentes grupos sociais, trabalhando através de temas transversais, envolvendo problemáticas sociais atuais e urgente, adaptando as necessidades de cada região ou mesmo de cada escola. Prioriza a pluralidade cultural, na perspectiva de que o indivíduo deve conhecer, respeitar e valorizar a diversidade cultural dando referência aos temas étnico-raciais, fortalecendo assim a democracia, procurando através de reflexões repudiar qualquer forma de discriminação.

Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação Das Relações Étnico-Raciais e

para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Visa reparar o reconhecimento e a valorização da identidade, da cultura e da historia dos negros, procurando valorizar e apoiar os alunos negros e não negros, ou seja, a diversidade, o multiculturalismo. Estimula a trabalhar o respeito das questões raciais e educacionais na instituição, criando no indivíduo o princípio do respeito em relação as essas questões, buscando reparar os prejuízos históricos da população negra causada ao longo de nossa história pelas práticas discriminatórias. Assegura que o ensino de História contribui para formar cidadãos que reconheçam e respeitam o multiculturalismo e o pluralismo étnico, privilegiando a valorização deste ensino.

Referencial Curricular

Nacionais para a Educação Infantil

Volume 1

Valoriza o respeito a dignidade e aos direitos das crianças, contribuindo para o exercício da cidadania. Aponta que as escolas repensem seus currículos tornando os indivíduos mais democráticos e abertos para o diálogo sobre a diversidade cultural, valorizando-a. Propõe que a escola amplie estudos e pesquisa acerca das práticas curriculares com o objetivo de construir novos currículos voltados para o reconhecimento e a valorização das diversidades culturais.

A diversidade e o multiculturalismo no evento escolar de comemoração ao dia dos Pais.

Titulo: Comemoração do dia dos Pais da escola Internacional de Alphaville

Disponivel em:

www.escolainternacional.com.br/bra/idx_acontece_int.php?eventos&id..

Acesso em : 19/03/2014

ANALISE CRITICA

Para comemorar o dia dos pais, a Escola Internacional resolveu fazer uma festa diferente resgatando a cultura afro descendência, valorizando o multiculturalismo e a diversidade entre os grupos sociais. O corpo docente dividiu a atividade em oficinas de musica, capoeira, natação, culinária e futebol, onde o objetivo era proporcionar momentos de descontração e interação entre pais e filhos, porque as vezes no dia a dia das famílias os pais trabalham bastante e não tem tempo para se interagirem com os filhos.

A oficina de musica foi trabalhada com o corpo, onde a escola conseguiu fazer com que os pais se entregasse a brincadeira que no final todos dançavam juntos, abraçados, sem distinção de cor, religião ou raça. O futebol, que é uma paixão por todos, foi a que maior participação teve do pais, onde os times foi mesclados com filhos e pais valorizando a diversidade.

Na oficina de natação, o corpo docente e os pais transformaram a piscina em um parque de diversões, onde os pais e filhos fizeram atividades lúdicas. A oficina de culinária fez com que os pais juntamente com os filhos colocassem a mão na massa, aprendendo a fazer pizza orientados por uma nutricionista. E a ultima oficina, a capoeira, os pais tiveram a oportunidade de conhecer a historia da mesma que, para alguns, ainda e uma pratica de luta e que na verdade é uma dança que vem da cultura dos negros, e também tiveram a oportunidade de praticar jogando na roda.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com