TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAIS

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Processo Número:

Parecer CJ/SSP número:

DELEGACIA SECCIONAL DE POLICIA DE ANDRADINA

EMENTA: Principio da legalidade em face de inadimplemento contratual, possibilidade de aplicação do principio da insignificância e da razoabilidade.

                      Chega a esta Consultoria Jurídica, o questionamento realizado pelo setor de recebimento de mercadoria, em que a empresa ganhadora da licitação DE & FACHADA LTDA-ME., foi avisada através do edital que teria o prazo de entrega da mercadoria de 15 dias contados a partir da emissão da Nota fiscal, vencido na data de 19/04/2016, no entanto, a empresa contratada fez a entrega em 20/04/2016, em que foram recebidos provisoriamente, constando um dia de atraso, sem justificativa.

                No que tange a Resolução 333/2005, de conhecimento da licitante, disciplina a aplicação da penalidade de multa em licitação no atraso injustificado de entrega de objeto, na ordem de 0,2% por dia de atraso, valor que devera incidir sobre a obrigação não cumprida, frisa-se que o valor total do contrato é de R$ 930,00.

                No caso, verifica-se que a penalidade totaliza no montante de R$ 1,86 (um real e oitenta e seis centavos), podendo ser considerada o Principio da Insignificância, por se tratar de um valor irrisório, de modo a reconhecer que não houve conduta ilícita, ainda sim, que não é razoável instaurar processo de um valor tão ínfimo.

                  Visa salientar que contrato administrativo é ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada artigo 2º, Parágrafo único da Lei 8.666/1993.

                Sendo que tanto a Administração quanto a empresa contratada, DE & FACHADA LTDA-ME., devem cumprir fielmente as regras contratuais. Sendo que é dever da Administração acompanhar e fiscalizar a execução do contrato, para verificar o cumprimento das disposições técnicas e administrativas acordadas. O descumprimento dessas disposições, total ou parcial, pode levar à rescisão contratual, de acordo com o artigo 66 da Lei de Licitações e Contratos, que assim dispõe.

Art. 66. O contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas desta Lei, respondendo cada uma pelas consequências se sua inexecução total ou parcial.

                No entanto, a contratada deixou de cumprir, mesmo que seja por um dia, a clausula do edital, elencado no item VIII, subitem 1, devendo assim sofrer as sanções administrativas cabíveis, que por mais que seja irrisório, não devera ser aplicada.

                        O STJ em seus julgados entende que não é possível a aplicação do princípio da insignificância nos crimes contra a administração pública, entendendo que nos crimes contra a Administração Pública, ainda que o valor da lesão possa ser considerado ínfimo, a norma busca resguardar não somente o aspecto patrimonial, mas a moral administrativa, não dando abertura para outras ocorrências no mesmo sentido.

                        Porem STF não entende da mesma maneira a aplicação do princípio da insignificância, alargando constitucionalmente o princípio, possibilitando a aplicação do referido princípio a diversas espécies criminosas, como a prática de crime de responsabilidade, peculato praticado por militar e descaminho.

                Conclui-se que fica muitas dúvidas a pergunta inicial, pois a aplicabilidade do princípio é subjetivo demais, levando-se em consideração a análise de cada caso em concreto para que se chegue a uma resposta mais concreta. No entanto, a única conclusão que se chega é que a aplicação do princípio da insignificância nos crimes contra a Administração Pública em geral, é muito mais corrente na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal do que nos julgados do Superior Tribunal de Justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com