TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO TCC

Por:   •  7/5/2018  •  Tese  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 12

UNICID – MATERIAL – TC I – 2018-1

Orientador: o termo vem do verbo latino “oriri” – guiar. A ele cabe apontar o roteiro e, havendo desvios, repor o orientando no caminho correto.

Orientando: significa “aquele que deve ser orientado”

Avaliação do TCC: consideram-se vários aspectos (conteúdo; apresentação escrita; apresentação oral e; argumentação).

Conteúdo: verifica-se o objeto da pesquisa; O objetivo foi alcançado? O problema foi resolvido?  O trabalho tem consistência?  O TC tem estrutura científica (normas da ABNT)? Se a pesquisa bibliográfica é atual e relevante? A conclusão foi baseada no desenvolvimento exposto? As ideias são claras e objetivas?

Exposição oral: respondeu com consistência todas as perguntas? O aluno revela capacidade de argumentação e conhecimento da matéria?

Cronograma de atividades: estabelecimento do fato a ser estudado; levantamento bibliográfico; fichamento; análise das informações; redação; revisão de texto; impressão e; acabamento.

Pesquisa: atividade científica para descobrir a verdade; o pesquisador deve responder ao problema posto; disciplina de raciocínio; organização das ideias;

Metodologia: procedimento; ferramentas; caminho; forma de proceder ao longo de um caminho para alcançar um objetivo estabelecido e alcançar a verdade;

Tese: equivalente a problemática;

Elementos do TC:

a) pré-textuais

- capa: entidade, título e subtítulo (se houver), autor, local, data.

- folha de rosto: nome do autor, título, natureza (TCC) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido), nome da instituição, área de concentração, nome do orientador, local da instituição e ano.

- verso da folha de rosto: deve conter os dados da catalogação na publicação.

- folha de aprovação: nome do autor da obra, título, natureza (TCC), data de aprovação, nome e titulação dos membros da banca.

- dedicatória: opcional.

- agradecimentos: opcional.

- resumo da língua vernácula e da língua estrangeira: frases objetivas, no máximo com 500 palavras, seguido com as palavras-chave.

- sumário

b) textuais

- introdução: objetivo, tema, justificativa, metodologia, embasamento teórico.

- desenvolvimento: apresentação dos dados e sua análise.

- conclusão

c) pós-textuais

- referências

- anexos: opcional

Dissertação: exposição e desenvolvimento de um assunto estabelecido.

- composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

- introdução: apresentação do objetivo da dissertação; delimitação do assunto; a base em que se apoiou a pesquisa; metodologia utilizada; principais teorias utilizadas; exposição clara do objeto da investigação; apresentação sintética da questão a ser solucionada;

- desenvolvimento: apresentação dos fatos e argumentos; explicação; discussão; exposição dos fundamentos do TCC; exame e demonstração do raciocínio.

- conclusão: sintetiza as ideias apresentadas no texto; momento em que o autor firma as ideias contidas na exposição; síntese das ideias defendidas na obra.

Obs: a introdução aponta problemas e a conclusão aponta a postura do autor diante dos problemas.

Monografia ou TCC: escrita de um só assunto – documento que apresenta a descrição exaustiva de determinada matéria, abordando aspectos científicos, históricos, técnicos etc; pesquisa bibliográfica com investigação dos autores consultados.

Escolha do tema: interesse do autor do TCC; importância teórica e prática; possibilidade de tempo (viabilidade); recursos bibliográficos;

Uso da internet: utilização valiosa, mas utilizar artigos de pessoas desconhecidas e inconsistentes é agir sem bom senso. Evitar citações antigas e desqualificadas.

Pesquisa bibliográfica (biblioteca da Unicid): etapas – seleção de um assunto merecedor de uma pesquisa; fichamento; análise e interpretação e; redação.

Tipos de informações: evitar o uso de compêndios; manuais; resumos etc.

Compilação (coleta de dados): reunião de material para a pesquisa e realização do TCC (livros, revistas etc).

Obs: selecionar autores que têm uma mesma linha de pensamento. Posições contrárias são apresentadas para explicitar uma ideia e podem contribuir para demonstrar a maturidade intelectual do trabalho.

Fichamento: etapa seguinte à compilação de material. Técnica de tomada de notas necessárias para o desenvolvimento do TCC. Podem ser feitos em arquivos eletrônicos. Deve conter: indicação bibliográfica (dados completos); transcrição ou citação direta da fonte consultada; registro do conteúdo das obras. Obs: o trabalho de leitura não pode ser feito confiando apenas na memória.

Redação do TCC: clareza nas ideias; não repetição de ideias e palavras; correção ortográfica; coerência da redação.

Início da pesquisa: escolha do tema. O termo tema vem do grego “théma” e significa: “o que se propõe”. Verificar a relevância do fato. Após, fazer a delimitação do tema: evitar temas genéricos. Ex: crime (genérico) – crimes no Código de Transito Brasileiro (assunto delimitado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com