TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas Judiciais e Extrajudiciais de Solução de Conflitos

Por:   •  30/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO DE DIREITO

METODOS JUDICIAIS E EXTRAJUDICIAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

IAN CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA

OSIEL LEMES DOS SANTOS

TURMA: 9A

IBAITI

2021

A) - NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA, O QUE VOCÊ ENTENDE SER NECESSÁRIO SABER SOBRE A CONCILIAÇÃO e A MEDIAÇÃO, PARA PARTICIPAR DE UMA AUDIÊNCIA, visando a MELHOR DEFESA DE SEU CLIENTE? 

R: Que são métodos alternativos de resolução de conflitos, por meio deles, pessoas físicas, organizações e empresas podem resolver os seus problemas sem que seja necessário leva-los aos caminhos judiciários, que são muitas das vezes vagarosos. Além disto a conciliação e a medição tratam-se de faculdades das partes litigantes, podendo estas optarem pelo meio judicial, mas para que não haja esta audiência, é necessário que ambas as partes expressamente declinem a vontade da realização da conciliação e mediação.

B) - SOBRE A MEDIAÇÃO E A CONCILIAÇÃO, quais os benefícios?

R: A solução do conflito de forma mais rápida e menos desgastante, além de uma redução de custos para ambas as partes, mantem a confidencialidade do conflito, bem como permite a melhoria do relacionamento entre as partes, ou pelo menos evita uma deterioração, na medida em que promove um ambiente de colaboração na abordagem ao problema.

 

C) - O RESULTADO DA CONCILIAÇÃO TEM VALIDADE JURÍDICA? 

R: Todos os acordos obtidos por meio da Conciliação ou da Mediação têm validade jurídica. Isso significa que, caso uma das partes não cumpra o acordado, a ação pode ser levada à Justiça. 

 

D) - NA ARBITRAGEM, QUAIS OS REQUISITOS LEGAIS PARA SER ÁRBITRO?

R: Pode ser arbitro qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes, quando as partes nomearem árbitros em número par, estes estão autorizados, desde logo, a nomear mais um árbitro. Não havendo acordo, requererão as partes ao órgão do Poder Judiciário a que tocaria, originariamente, o julgamento da causa, a nomeação do árbitro. No Juízo Arbitral, as partes tem oportunidade, de comum acordo, estabelecerem o processo de escolha dos juízes, ou adotarem as regras próprias de um órgão arbitral institucional ou entidade especializada que contratarem para resolver eventuais conflitos de interesses.

 

E) - NA JUSTIÇA DO TRABALHO, O QUE VOCÊ ENTENDE SER NECESSÁRIO SABER PARA PARTICIPAR DE AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO OU MEDIAÇÃO?

R: Diferente da justiça comum, na justiça do trabalho este método alternativo de solução de conflitos é obrigatório em dois momentos, sendo o primeiro após a abertura da audiência de instrução e depois de apresentada as razões finais pelas partes, uma vez que a CLT impõe a tentativa deste no processo do trabalho. Entende-se que a conciliação no processo do trabalho poderá ocorrer até o momento da sentença final. As partes deverão observar apenas as incidências tributárias sobre os valores ajustados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com