TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercador de veneza

Por:   •  16/4/2017  •  Resenha  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna Gisele Portella de Andrade Bohry

Identificação do filme

O MERCADOR de Veneza. Produção de Cary BrokawMichael CowanBarry Navidi eJason Piette e direção de Michael Radford, EUA, 2004,138min, cor.

PACINO,A. ;IRONS,J.;FIENNES,J.;COLLINS,L.  

 Breve resumo do filme

Na cidade de Veneza segunda metade do século XVI, Bassânio, nobre falido  pretendendo  fazer a corte a Pórcia,  pede dinheiro, três mil ducados a seu mais querido amigo, Antônio.

Este é prospero mercador, mas não dispunha da quantia. Cede-lhe então uma carta de crédito ou uma procuração para que conseguisse o dinheiro emprestado.

Nesse momento entra Shylock, judeu, que praticava a usura, muito condenada pelos cristãos da época. Ele empresta o valor e em caso do não pagamento em três meses queria em troca uma libra (cerca de meio quilo) de carne do cristão Antônio. Foi selado um contrato. Os negócios marítimos de Antônio dão errado não conseguindo pagar o combinado e Shylock reclama seus direitos.

A corte à Pórcia é bem sucedida. Seu pai, o abastado Belmont, deixou antes de morrer uma condição para o casamento da filha, a escolha por parte de seus pretendentes, de uma das caixas ( de ouro, prata e chumbo) na qual sendo a caixa certa acharia o retrato dela dentro. Bassânio escolhe a certa, a de chumbo e a desposa.

 Em sua celebração Bassânio recebe as más noticias de seu amigo Antônio e se angustia. Pórcia se enterra do assunto e se oferece para pagar o dobro do valor emprestado. Ele viaja com o dinheiro e Pórcia com sua serva Nerissa, vão ao encontro de seu primo Belário que seria o advogado do caso do judeu contra o cristão e finge ser ele, disfarçada de rapaz juntamente com sua serva.

Disfarçada de doutor em direito e com o Doge desenvolvem o julgamento onde primeiro é implorado por misericórdia e na negativa é dada à sentença a favor de Shylock. Como o contrato só se referia a carne não poderia haver derramamento de nem uma gota de sangue de Antônio. Vendo-se sem saída ele aceita o pagamento em dinheiro só que não podia mais. Como resultado do julgamento perderia tudo só que Antônio o permite ficar com seus bens sob algumas condições, sendo uma delas negar sua crença e tornar-se cristão.

Analise do filme e sua relação com o Direito

O filme, muito bom por sinal, trata sobre moral e amor. Impressionante imaginar que o original, a peça de William Shakespeare, ser uma comédia.

 O personagem Shylock  , agiota e avarento é judeu e sofre com o antissemitismo, comum na Europa do século XVI . Com o contrato feito com Antônio, o cristão, vê a oportunidade de se vingar dos desacatos feitos a ele pelo mercador. No momento do contrato já se nota por sua fala, a má fé, pois dizia ser gentileza e bom humor. Na fuga de sua filha para se juntar com um cristão e do núcleo de conhecimento de Antônio, levando parte de seu dinheiro e joias e na perda se seu servo para Bassanio aumenta sua vontade de vingança. A libra de carne que ele desejava era do coração, para ter certeza de sua morte. Shylock faz um discurso muito lógico e eloquente sobre diferenças e igualdades entre cristãos e judeus. Ele também mostra muito conhecimento não só dos escritos judeus, mas também do Direito Romano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com