TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADOLESCENTE E AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Por:   •  1/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

5º ANO DE DIREITO

TATIANE BEZERRA DOS SANTOS

RA 722775

O ADOLESCENTE E AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

SANTO ANDRÉ

2018

TEMA:  O adolescente e as medidas socioeducativas

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este projeto de pesquisa delimitou-se em colher informações sobre quais fatores determinam a aplicabilidade das medidas socioeducativas e como essas medidas podem contribuir para a prevenção dos atos infracionais. Tendo como referência a Doutrina, lei, princípios e jurisprudência.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Portanto, buscou-se reunir informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: como as medidas socioeducativas podem contribuir para a prevenção de atos infracionais?

HIPOTESE

As medidas socioeducativas embora possua caráter sancionatória a sua finalidade é fazer o adolescente pensar sobre o seu ato, no entanto, em alguns casos a medida de internação piora a situação do adolescente, por isso, existe a necessidade de criação de projetos de ressocialização nos centros de acolhimento.

QUESTÓES PARA ANALISAR

Qual é o conceito de criança e adolescente?

O adolescente pratica crime ou ato infracional?

Qual é a diferencia entre crime e ato infracional?

O que é medida socioeducativa?

Quando é aplicada a medida socioeducativa?

O que é o ECA?

Quando surgiu o ECA?

A fundação casa é o melhor lugar para o menor infrator?

Quais as consequência da aplicabilidade de sanção ao menor infrator?

OBJETIVO DE PESQUISA

O presente trabalho tem como objetivo geral definir os tipos de medidas socioeducativas e analisar a eficácia da sua aplicabilidade.

JUSTIFICATIVA

As medidas socioeducativas são destinada para os adolescentes autores de ato infracionais assim como os seus familiares, a aplicação deverá seguir os parâmetros previstos na lei 8.069/90 e outras novas correlatas, com observância aos princípios do artigo 100 do supracitado diploma legal. A aplicação das medidas socioeducativas deve se levar em consideração a capacidade do adolescente e cumpri-la.

Embora possua caráter sancionatório a sua finalidade é pedagógica, para o adolescente refletir sobre a sua conduta. Nem todo ato infracional é punido com privação de liberdade e nem todo adolescente primeiramente será coibido com a privação de ir e vir, pois há alternativas no meio aberto que muitas das vezes são mais eficazes.

O ECA trata do ato infracional, em seu artigo 103 vejamos: “Art. 103. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal”.

Assim, com base no ECA (art. 103) o ato infracional é a conduta da criança e do adolescente que pode ser descrita como crime ou contravenção penal, ou seja, se o infrator for pessoa com mais de 18 anos, o termo adotado é crime, delito ou contravenção penal.

Irei discorrer sobre as seguintes medidas socioeducativa: advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; inserção em regime de semiliberdade; internação em estabelecimento educacional e, por fim as previstas no art. 101, I a VI, conforme o art. 105 do ECA.

METODOLOGIA

Esse estudo tem por finalidade realizar uma pesquisa aplicada, uma vez que utilizará conhecimento da pesquisa básica para resolver problemas.

Para um melhor tratamento dos objetivos e melhor apreciação desta pesquisa, observou-se que ela é classificada como pesquisa exploratória. Detectou-se também a necessidade da pesquisa bibliográfica no momento em que se fez uso de materiais já elaborados: livros, artigos científicos e jurisprudência na busca e alocação de conhecimento sobre a aplicabilidade das medidas socioeducativas, correlacionando tal conhecimento com abordagens já trabalhadas por outros autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com