TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AXEL HONNETH

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

AXEL HONNETH

  • Parte importante das teorias do reconhecimento ou teorias comunitaristas
  • Segundo Honneth, a identidade do indivíduo é constituída pelo reconhecimento intersubjetivo em três esferas: na esfera do amor, nas relações pessoais com vínculo afetivo; na esfera jurídica-moral, nas relações de direito e autorrespeito; e na esfera da estima social, nas relações de solidariedade[1]. Em oposição a estas três esferas de reconhecimento, existem três maneiras de não-reconhecimento, são elas a violação, a privação de direitos e a degradação. A negação dessas esferas levariam a uma indignação moral crescente. Para Honneth, a falta ou a negação de reconhecimento gera conflitos sociais que vão além do conceito marxista de luta de classes e abrangem aspectos sociais mais amplos. Tomando como base os paradigmas estabelecidos por Hegel e Mead, Honneth vê o reconhecimento como um meio para a emancipação, pois a busca pelo reconhecimento estimula a crítica social, motivando as ações coletivas e as transformações sociais. Para o autor, seria através da indignação proveniente da negação do reconhecimento que teriam inicio as lutas sociais, e seria através dessas lutas que a sociedade iria passar por evoluções morais[3].
  • A ideologia comunitarista porém não é contrária ao liberalismo, mas centra seus interesses nas comunidades e na sociedade e não no indivíduo, como o liberalismo faz. Eles creem que as comunidades são a base de todas as soluções para um mundo melhor e que o liberalismo não vem conferindo a importância que elas merecem, devido ao individualismo defendido pelo sistema liberal. Os comunitaristas acreditam que o individualismo do liberalismo prejudica as análises sobre as questões de nosso tempo, como, o aborto, o multiculturalismo, a liberdade de expressão, entre outras
  • Para ele rawls é liberal, atomista (defende o contrato social)
  • Nega as teorias liberais. As vê como insuficientes. Diz que tem caráter atomista e não dão o devido valor à comunidade. Analisam a sociedade como se fossem átomos individuais e ele defendia que eram grupos em lutas por reconhecimento
  • A questão para ele não era material, o que havia era uma luta por reconhecimento
  • Enxergava a sociedade de uma maneira mais complexa, via a necessidade de inserção cultural.
  • O estado deveria ter papel ativo para que as culturas não hegemônicas não pereçam
  • Caso do Canadá: problema, pois fala-se mais inglês do que francês. Desse modo, a maioria absorveria a minoria (por essa razão o estado deve ser ativo). Solução encontrada= escolas ensinando os dois idiomas. Mas poderia também por outro lado, proibir de ensinar inglês, visto que a linguagem original era o francês.
  • Exemplo do estado agindo ativamente contra essa absorção= criminalização do racismo
  • Para rawls, o ponto de vista cultural do estado é neutro
  • Honneth defende o relativismo cultural= não há como julgar uma cultura com base em outra cultura. O relativismo cultura parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente. Dessa forma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada dentro do contexto de sua própria cultura.
  • As culturas a serem seguidas dependerão da sociedade onde se é inserido
  • Livro mais famoso: a luta pelo reconhecimento
  • Reconhecimento entre dois sujeitos. Senão houver o reconhecimento mutuo, não há a formação de um sujeito social. Queria mostrar como indivíduos e grupos sociais se inserem nas sociedades atuais. A ideia da inserção se dá pela luta do reconhecimento. Amor, direito e solidariedade são as três formas de reconhecimento.

HERMENEUTICA DIATÓPICA- BOAVENTURA SOUZA SANTOS

  • Fala da necessidade de ouvir a pessoa e interpretar a sua cultura com base na cultura dele e não na minha

“Boaventura de Souza santos propõe que, na implementação universal dos direitos humanos, deve-se levar em consideração os TOPOI culturais de cada nação. Entende-se pela pauta axiologia de valores que uma determinada nação aceita de fora inconteste. São os lugares comuns argumentativos e culturais de cada povo.

Teoria da justiça

Para explicar justiça ele partiu do chamado “posição original”🡪 véu da ignorância🡪pessoas aptas a extrair princípio de justiça 🡪 mínimo de liberdades individuais que devem ser compartilhadas entre todos🡪 princípio da diferença (desigualdades econômicas que são aceitáveis desde que sigam mais dois princípios🡪 MAXMIN maximizar aqueles que tem o mínimo de privilégios🡪 se formos atingir alguma posição de privilégio a sociedade que seja, desde que os outros indivíduos também possam atingir, desde que eles tenham oportunidades iguais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com