TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Texto parte do livro Luta pelo Reconhecimento de Axel Honneth

Por:   •  5/10/2020  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha de Texto parte do livro Luta pelo reconhecimento de Axel Honneth.

5º Período de Direito – Puc Minas Arcos.

Disciplina: Sociologia Jurídica.

Axel Honneth analisa os processos de construção social da identidade individual sob padrões de reconhecimento intersubjetivo, quais sejam o amor, o direito e a solidariedade.

Honneth entende que as relações primárias entre as pessoas com base em ligações emotivas fortes são formas de amor, como exemplo a amizade, a ligação entre pais e filhos, e até mesmo aquelas puramente sexuais. Que deste modo, estas pessoas percebem a dependência, o desejo e/ ou a carência recíproca que há entre elas, e que para haver uma relação harmoniosa necessita-se equilíbrio entre essa dependência e a autonomia ou autoafirmação individual.

O autor esclarece através de exemplos entre uma criança e sua mãe que há uma luta por reconhecimento, a primeira ao sentir-se abandonada pelo afastamento da segunda, percebendo-se dependente de seu afeto, que se vê justificado pela vontade ou necessidade da outra; e o inverso, pela realização de ações que causasse certo sofrimento, mas que pelo entendimento da mãe, necessárias por motivos seus e ainda importantes para o amadurecimento e independência do filho. Em ambos, de forma gradual, através da dedicação pode se conseguir tal autonomia.

Em semelhança ao direito, que ocorre essa mesma situação de dependência, sendo demonstrado a necessidade de compreensão entre as pessoas da relação, como seres dotados de liberdades individuais e de autonomia. Ademais, o processo de universalização de direitos pode demonstrar o reconhecimento mútuo das pessoas como seres autônomos.

Pelo entendimento de que as pessoas têm capacidades, propriedades, e que elas dividem com os demais integrantes de seu meio social a responsabilidade pelo envolvimento com tarefas sociais cooperativas e nos resultados das participações em questões de interesse coletivo, adquire-se o auto respeito, dado este reconhecimento pelo direito. A valorização positiva de particularidades, individualidades e autenticidades das pessoas garantem a auto estima social. Mas que, somados a estes, segundo Honneth, demanda ainda a necessária autoconfiança para se obter a completa auto realização.

E é gerado o sentimento de solidariedade, com base em conceitos de relações harmônicas entre os indivíduos de uma sociedade. O autor denomina essas relações como simétricas, pela possibilidade de uma pessoa qualquer poder ter reconhecida suas qualidades como importantes e necessárias para a sociedade.

Em resumo, os temas abordados pelo autor apontam no sentido de os conflitos serem entendidos como resultados de questões intersubjetivas, do estado de depreciação do indivíduo por si mesmo ou pelos outros, de experiências morais, e de situações que possam prejudicar os interesses ou expectativas quanto ao reconhecimento.

Mas talvez deixa a impressão de parecer minimizar os fatores que os influenciam, ou de não dar a ênfase adequada, sejam os aspectos culturais, sociais ou econômicos, de tão difícil solução, levando-se em consideração a enorme desigualdade social existente, decorrente da distribuição tão desigual de renda e oportunidades que obsta o caminho de muitos, fazendo-os sair atrás na corrida por uma vida digna, estudos, capacitação, empregos, etc., questões que interferem diretamente na busca de indivíduos ou grupos sociais em suas lutas pelo reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com