TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Concreto

Por:   •  18/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

 

[pic 1]

Discente -                                                                                              Matrícula -

Núcleo de Prática Jurídica                                                                  Estágio Civil I                

ATIVIDADE 12 - CASO CONCRETO

RESPOSTA - Trata-se de um ato ilegal, e por conta disso pode sim ser anulada. É uma prática dos hospitais que acontecem em situação de emergência, onde os familiares e os próprios pacientes acabam aceitando o abuso por conta do desespero.

De forma jurídica, pode-se denominar essa situação como estado de necessidade. Uma pessoa em extrema necessidade, receosa de que aconteça um agravo no seu estado de saúde ou de um familiar, aceita a obrigação exorbitante. A outra parte então se aproveita desta situação para cobrar abusivamente pelo serviço.

Art. 156. Configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa

Parágrafo único. Tratando-se de pessoa não pertencente à família do declarante, o juiz decidirá segundo as circunstâncias.

A conduta abusiva é considerada crime, de acordo com o art. 135 - A do Código Penal “Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. Parágrafo único. A pena é aumentada até o dobro se da negativa de atendimento resulta lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resulta a morte.” e deve ser movida uma ação de indenização por danos morais.

É importante ressaltar que o responsável pelo crime é quem deu essa orientação dentro do hospital, mas o funcionário que atendeu o paciente e repassou a informação também pode responder criminalmente, na medida de sua culpabilidade. Ao ser vítima dessa conduta, além de ajuizar ação buscando a reparação, o paciente poderá fazer o boletim de ocorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (314.3 Kb)   docx (278.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com