TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO DO VOTO: MANOBRAS POLÍTICAS

Por:   •  15/9/2020  •  Dissertação  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO

DOCENTE: JEFFERSON ANTONIONE RODRIGUES

DISCENTES: ANDRIELLE SALES, EMILLY RAFAELA, FERNANDA PANIAGO, GABRIELA ZUNTINI, IGOR DOIN, LÁZARA BÁRBARA, LUCAS VILLAS BOAS, JOÃO QUEIROZ, NICOLE MUNHOZ, ROBSON GOMES, TAYNARA SCATOLIN E VALLÉRIA DUARTE.

O DIREITO DO VOTO: MANOBRAS POLÍTICAS

Cáceres-MT, 05 de abril de 2016.

O direito do voto é uma das formas de expressão cidadã mais presente na vida humana em democracia. E na vida acadêmica universitária isso não é diferente, por isso ao elaborar o presente trabalho analisamos quais manobras políticas mais influenciam na decisão de voto dos acadêmicos.

Ao analisar a história do voto no Brasil percebe-se que a primeira eleição organizada em nosso território foi no ano de 1532, na vila de São Vicente e visava à escolha do Conselho administrativo da vila. As pessoas que exerciam o voto nessa época eram apenas os considerados homens bons, isto é, pessoas qualificadas pela linhagem familiar, pela renda e propriedade, assim como pela participação da burocracia civil e militar da época. Até a Constituição Federal de 1988, os analfabetos eram excluídos do direito ao voto, atualmente o voto é obrigatório para todo brasileiro com mais de 18 anos e facultativo aos analfabetos e para quem tem 16 e 17 anos ou mais de 70 anos.

Para exercer tal direito os eleitores devem buscar saber sobre os candidatos e, para isso os mesmos exercem diversas manobras e/ou campanhas políticas. Estas têm por objetivo divulgar os candidatos e suas propostas de modo a convencer os eleitores a depositarem seu voto nestes. No entanto a decisão depende de cada eleitor, dos candidatos e propostas que mais lhe agrade e, vale ressaltar que existem formas de exposição das campanhas políticas que as tornam mais eficazes. Isso foi exposto em nossa entrevista ao questionar os acadêmicos da Universidade do Mato Grosso sobre o que mais o motiva a depositar seu voto em um candidato, com o resultado da mesma podemos perceber que a maior parte dos entrevistados disse que se embasam nas características pessoas do candidato para votar neste.

Dessa forma percebe-se que para que uma campanha política atinja seu objetivo com êxito esta deve prezar pela imagem do candidato, ressaltando suas qualidades pessoais, tais como honestidade, carisma, humildade, credibilidade e sinceridade, e veiculando a mesma a veículos de informação como comícios, que dão mais credibilidade e exerce mais o convencimento dos eleitores, conforme a pesquisa abaixo exposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com