TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO EMPRESARIAL

Por:   •  31/10/2022  •  Resenha  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

DIREITO EMPRESARIAL

ÂMBITO DE DIREITO PRIVADO (RELAÇÕES ENTRE EMPRESA, EMPRESÁRIO E ESTABELECIMENTO)

ART 966 DO CP CARACTERIA O EMPRESÁRIO.

Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.”

[pic 1]

EMPRESA: ATIVIDADE EXERCIDA, NÃO É LOCAL

EMPRESÁRIO: É O TITULAR DA ATIVIDADE, NÃO SE CONFUNDE COM SÓCIO.

MAS.... E QUEM NÃO É EMPRESÁRIO? O parágrafo único do Artigo 966 caracteriza quem não é empresário:

“ Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. “

São exemplos do parágrafo único: Veterinário, advogado, médico e etc.

salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. “

Exemplo: um veterinário que tem pet shop, é um empresário, pois exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a circulação de bens ( coleiras, potes e etc) e serviços (banho & tosa). Ou um advogado que tem um escritório com outros advogados> também é um empresário pois exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a circulação de serviços (defesa, acusação em processos, pro bono para outras pessoas)

REQUISITOS PARA ATIVIDADE EMPRESÁRIA

[pic 2]

  1. CAPACIDADE CIVIL PLENA- ART 972 DO CC

O art 972 diz  que: Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.”

Capacidade civil> Capacidade de direito (já obtemos no nascimento com vida) + Capacidade de Fato (obtemos a partir da maioridade)

  • Quem não pode exercer a atividade de empresário? Funcionários públicos, agentes políticos, auxiliares do comércio (tabeliões. Leiloeiros), militar durante o exercício da função e o falido (temporário, quando há o encerramento do processo falimentar, se o mesmo comete algum crime falimentar, o prazo para estar apto a ser empresário novamente é de 10 anos. Caso o falido não tenha cometido nenhum crime falimentar no processo, após o encerramento deste é necessário esperar 5 anos para estar apto para ser empresário novamente)

  1. NOME EMPRESARIAL 🡪 Art. 1.155 do CC: “ Considera-se nome empresarial a firma (LIMITADA) ou a denominação adotada (SA só pode ter essa denominação> exemplo WS ELETRÔNICOS; Limitada também pode ter essa denominação), de conformidade com este Capítulo, para o exercício de empresa.” 🡪 Tem proteção estadual e só pode 1 nome, por isso é diferente de MARCA.

  1. REGISTRO 🡪 ART. 967 DO CC: “É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.” 🡪 PARA CONFERIR REGULARIDADE-🡪  SEM ISSO VOCE NÃO CONSEGUE PROVAR A SOCIEDADE COM CONTRATO, NÃO CONSEGUE PEDIR A RECUPERAÇÃO JUDICIAL, NEM A FALÊNCIA DE UM OUTRO EMPRESÁRIO. O Registro Público de Empresas Mercantis fica a cargo da JUNTA COMERCIAL

AS ATIVIDADES NÃO EMPRESÁRIAS SÃO REGISTRADAS NO REGISTRO CIVIL DE PESSOA JURÍDICA , COM UMA ÚNICA EXCEÇÃO

COOPERATIVA🡪 PESSOA JURIDICA NÃO EMPRESÁRIA, SÃO ATIVIDADES SIMPLES, VAI SER REGISTRADA NA JUNTA.

  1. ESCRITURAÇÃO E BALANÇO PATRIMONIAL 🡪 ART. 1.179 DO CC: “O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

  § 1 Salvo o disposto no art. 1.180, o número e a espécie de livros ficam a critério dos interessados.

§ 2 É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970.” 🡪 

AULA 2- MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE

ATIVIDADE EMPRESÁRIA🡪 INDIVIDUAL: EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, MEI (ATÉ 60 MIL, FATURAMENTO ANUAL) , EIRELI

COLETIVA🡪 SOCIEDADES EMPRESÁRIAS

EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 🡪 PESSOA FÍSICA, EXERCE ATIVIDADE EMPRESÁRIA, RESPONSABILIDADE ILIMITADA. 🡪 EMPRESÁRIO PODE SER INCAPAZ? ART 974 DO CC 🡪 Art. 974. Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com