TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desaforamento

Por:   •  16/5/2017  •  Dissertação  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

15.2.15 Desaforamento

Em regra, a competência é determinada pelo lugar em que se consumou a infração (art. 70), de modo que o réu deve ser julgado no distrito da culpa, ou seja, onde cometeu o delito e a ordem social foi violada. Entretanto, nas hipóteses do julgamento pelo júri, é permitido que seja ele realizado em outra comarca se presentes as situações previstas na lei processual. Esse deslocamento da competência é o desaforamento. Desaforar, portanto, é retirar o processo do foro em que está para que o julgamento se processe em outro. Dispõe o artigo 424: "Se o interesse da ordem pública o reclamar, ou houver dúvida sobre a imparcialidade do júri ou sobre a segurança pessoal do réu, o Tribunal de Apelação, a requerimento de qualquer das partes ou mediante representação do juiz, e ouvido sempre o procurador-geral, poderá desaforar o julgamento para comarca ou termo próximo, onde não subsistam aqueles motivos, após informação do juiz, se a medida não tiver sido solicitada, de ofício, por ele próprio".

Pág. 503

Constitui assim o desaforamento derrogação da regra de competência territorial (ratione loci), pelo qual o réu é julgado fora do distrito da culpa por ato excepcional da Instância Superior. Essa providência não viola o princípio do juiz natural, nos crimes dolosos contra a vida o Tribunal do Júri, mas apenas faz variar o local do julgamento nas hipóteses do art. 424 do CPP, que não é incompatível com a Constituição Federal e não enseja um "tribunal de exceção".

A primeira hipótese em que se permite o desaforamento é o interesse da ordem pública. Garante-se a ordem pública com a normal e segura realização do julgamento, que deve chegar a seu final em paz e tranqüilidade. Deve ser deferido o desaforamento se há elementos concretos que indicam o comprometimento dessa tranqüilidade, ou seja, que permitam prever impossibilidade ou dificuldade no desenvolvimento normal dos atos processuais do júri.

Também é possível o desaforamento quando houver dúvida sobre a imparcialidade do júri, fundamental que é esta na realização da Justiça. Estará ela comprometida quando o crime, apaixonando a opinião pública, gera no meio social animosidade, antipatia e ódio ao réu, por vezes provocando manifestação de pessoas que, eventualmente, podem vir a compor o Conselho de Sentença. A própria repercussão do crime, provocada ou até exacerbada pelos meios de comunicação, pode promover um clima de animosidade contra o acusado, comprometendo o julgamento. Evidentemente, o simples noticiário não reflete, em regra, manifestação da coletividade ou o estado de ânimo da população, necessária sendo a comprovação de que existe uma predisposição desta contra o acusado para que se defira o desaforamento. Por outro lado, pode a família do pronunciado exercer grande influência econômica ou política, ou ambas, e essa influência ter o condão de abalar a imparcialidade do júri a seu favor, já se tendo deferido o desaforamento quando provado que o réu havia sido recebido festivamente por seus correligionários políticos após a prática do crime. Também é possível que fiquem registrados incidentes envolvendo as famílias das vítimas, dos acusados e população, com veementes manifestações pela punição dos réus o que justifica o desaforamento. Mas não basta o argumento de que a família do réu, o seu grupo social ou religioso goze de inconteste prestígio na comarca. Negou-se o desaforamento também por ser despida de fundamento a dúvida quanto à imparcialidade dos jurados pelo preconceito contra nordestinos. Para se caracterizar a "dúvida sobre a imparcialidade do júri", porém, não se exige a certeza, bastando a previsão de indícios capazes de produzir receio fundado sobre a mesma.

A dúvida sobre a segurança do réu é outro motivo para o desaforamento. Às vezes, pode haver ameaça à integridade corporal ou à vida do réu diante da indignação da massa e da revolta popular diante da ocorrência criminosa, o que enseja o desaforamento.

        Pág. 504

Já se deferiu o pedido diante de rumores de que os réus seriam justiçados quando retornassem à comarca para o julgamento, no caso de ter sido dissolvida a sessão do júri em andamento por tumultos ocorridos no recinto, em virtude de grande comoção social e tentativa de linchamento do acusado etc.

Como visto, em todas as hipóteses é necessário que esteja demonstrada satisfatoriamente a ocorrência da causa do desaforamento, não bastando, pois, ao deferimento, vagas suspeitas, presunções ou simples conjecturas. Entretanto, se é o próprio Presidente do Tribunal do Júri a solicitar o deslocamento do julgamento do distrito da culpa, torna-se até desnecessária a consulta das partes interessadas.

Dispõe, por fim, o artigo 424, parágrafo único: "O Tribunal de Apelação poderá ainda, a requerimento do réu ou do Ministério Público, determinar o desaforamento se o julgamento não se realizar no período de um ano, contado do recebimento do libelo, desde que para a demora não haja concorrido o réu ou a defesa". Torna-se injustificada na hipótese a mora para a realização do julgamento, especialmente se o réu se encontra preso, se a delonga não pode ser atribuída a ele ou seu defensor, impondo-se então o desaforamento para que seja ele julgado logo que possível em outra comarca. Comprovado, entretanto, que a demora na realização do julgamento foi causada pela defesa, o pedido deve ser indeferido.

Além dos motivos referidos na lei, outros podem surgir indicando a necessidade do desaforamento: já se decidiu pela medida por não haver, na comarca, prédio onde se pudesse reunir o Júri e por falta de instalações adequadas do Tribunal na perspectiva de ser o julgamento de longa duração, dada a intensa repercussão do fato.

15.2.16 Processo do desaforamento

O pedido de desaforamento só é cabível para o julgamento de réu pronunciado e, portanto, deve ser formulado após o trânsito em julgado da sentença de pronúncia, a qualquer tempo desde que não iniciado o julgamento no foro de origem. Não cabe, portanto, durante a instrução criminal, antes da pronúncia, no recurso formulado contra a pronúncia etc. Também não cabe na apelação da decisão do júri, mesmo porque o desaforamento exige um procedimento próprio, com pedido de informações do juízo, parecer do Ministério Público etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com