TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Empresarial

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Como iniciou o surgimento do direito comercial?

Inicialmente o direito comercial prestava para reger as relações dos comerciantes. Porém, no decorrer do tempo, com a evolução das atividades comerciais, fez com que o direito comercial se torna o ramo do direito privado responsável por regulamentar as relações comerciais.

  1. O que significa o ordenamento jurídico?

É o conjunto de normas de um estado expressas por lei.

  1. Quais os tipos societários já estudados?

MEI – Microempreendedor individual; EI – Empresário individual; EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada; Sociedade limitada – Pode ter dois ou mais sócios com o objetivo de exercer a atividade em forma de organização; Sociedade Simples – Na qual a atividade é exercida diretamente pelos socios

  1. No que consiste Responsabilidade Solidária ou Subsidiária?

A Responsabilidade Solidária é aquela onde a responsabilidade pelas dívidas contraídas ou outro compromisso é partilhada, sendo possível ao reclamante cobrar a dívida integralmente de qualquer uma dar partes.

A Responsabilidade Subsidiaria entende-se daquela que é obrigado a complementar que o causador do dano não foi capaz de arcar sozinho

  1. O que é a desconsideração da personalidade jurídica?

É a decisão judicial a partir da qual os direitos e deveres de uma pessoa jurídica passam a se confundir com os direitos ou responsabilidades de seus proprietários.

  1. O que formaliza a constituição de uma empresa?

CNPJ; Contrato Social; Inscrição da JUCESP

  1. Quais os princípios empresariais? Quanto a empresa tiver praticando atos ilícitos, qual o princípio que deve ser invocado?

O princípio da livre iniciativa; O princípio da autonomia privada; O princípio da fé objetiva; O princípio da unidade de mercado nacional; O princípio da força obrigatória dos contratos; O princípio da concorrência desleal; O princípio da função social da empresa e em caso de atos ilícitos o princípio da legalidade.

  1. O que é Responsabilidade Limitada e a sua diferença com a Ilimitada?

A responsabilidade limitada é quando a responsabilidade limita ao seu capital social, preservando o patrimônio pessoal dos sócios. A diferença entre a limitada e a ilimitada é que na ilimitada os sócios, em caso de dividas ou falências, respondem com seus bens.

  1. O empresário que comete um crime e fica provado através de filmagens pode ser preso definitivamente?

Enquanto ele não ocorrer o transi julgado o acusado pode demonstrar inocência.

  1. Quais os requisitos a serem observados para se tornar um empresário e quais as hipóteses que não se pode ser empresário?

Pessoas físicas e pessoas jurídicas capazes e livre impedidas. O incapaz não pode iniciar atividade empresária, mas pode continuar, sendo herança ou incapacidade superveniente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (24.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com