TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Empresarial

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2][pic 3]

[pic 4]


CURSO:  DIREITO

TURMA: DRM  101

DISCIPLINA: PORTUGUÊS I

NARRAÇÃO / DESCRIÇÃO

A narração consiste no relato de fatos ou acontecimentos que se sucedem no tempo. Numa narração, a seres que agem (personagens) e alguém que narra o que acontece ( narrador).

        Ao compormos um texto narrativo, temos de decidir se o narrador vai participar da história sendo, portanto, uma das personagens, ou se ele vai estar fora, apenas contando o que acontece ou o que as personagens fazem.

O NARRADOR É UMA DAS PERSONAGENS

        Quando o narrador faz parte da historias, sendo uma das personagens dizemos que se trata de um narrador em primeira pessoa, pois ele sempre vai dizer eu, vai falar sempre eu seu nome e a partir de seu ponto de vista.

O NARRADOR NÃO FAZ PARTE DA HISTORIA

        Quando o narrador está fora da história, apenas contando o que acontece, dizemos que se trata de um narrador em terceira pessoa. Mesmo nesse caso, ele pode “entrar” nas personagens, revelando ao leitor o que elas estão pensado ou sentindo  

DESCRIÇÃO

Muitas vezes, quando estamos contando uma história precisamos descrever uma pessoa, um ser, ou um lugar. É a hora da descrição que é uma espécie de retrato feito com palavras.

Observe, a seguir um exemplo de descrição de um lugar feita por Carlos Drummond de Andrade no conto “A DOIDA”:

“A doida habitava um chalé no centro do jardim maltratado. E a rua descia para o córrego, onde os meninos costumavam banhar-se. Era só aquele chalezinho, a esquerda, entre o barraco e um chão abandonado; à direita o muro de um grande quintal. E na rua, tornada maior pelo silencio, o burro que pastava.  Rua cheia de capim, pedras soltas num declive áspero.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (258 Kb)   docx (142.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com