TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Trabalhista

Por:   •  15/12/2018  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

CHARLES BRAGA[pic 1]

YAMKA MATIAS

Departamento: DCH1

Curso: Administração

Disciplina: Direito Trabalhista

Histórias cruzadas

O filme se passa na década de 60 no estado do Mississipi e retrata uma época nos Estados Unidos de conflitos entre brancos e negros chamado apartheid. Mesmo após a abolição da escravidão e a conquista de diversos direitos trabalhistas o Mississipi era um local onde o racismo e o desrespeito às leis trabalhistas ainda eram evidentes.

As mulheres negras que moravam na cidade eram destinadas a se tornarem empregadas domésticas obrigatoriamente como uma ordem natural das coisas. Essas mulheres negras cuidam da casa e dos filhos das mulheres brancas até que estejam crescidas enquanto que seus próprios filhos eram criados por outras pessoas. Nesse percurso elas sofrem assédio moral, são maltratadas, vítimas de abuso psicológico e não possuíam um amparo legal a quem pudessem recorrer, tendo que aceitar tudo sem poder esboçar nenhuma reação para não perder o trabalho.

É nesse cenário de preconceito que o filme denuncia a importância de uma proteção legislativa para assegurar aos negros e empregadas domésticas uma jornada de trabalho devidamente remunerada e com os devidos direitos trabalhistas. Através desse filme é possível notar a gravidade que o racismo pode acometer facilmente vidas de pessoas negras injustamente. Esse cenário começa a mudar quando uma personagem jornalista recém-formada começa a questionar o tratamento que as patroas davam as suas empregadas e isso desencadeia uma revolução entre patroas e empregadas ao tentar reunir depoimentos e testemunhas das humilhações vivenciadas pelas mulheres negras, totalizando doze empregadas que vão se tornar ponto de partida para a composição do livro “A resposta”.

Dito isso, fica evidente a importância dos direitos trabalhistas e a existência de órgãos fiscalizadores, pois na atualidade com esses direitos definidos e órgãos fiscalizadores ainda vivenciamos diversas formas de preconceito e desrespeito às empregadas domésticas e mulheres negras.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com