TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito e Legislação AVA

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direito e Legislação

Tamires Narcizo de Jesus

8823354617

Atividade de Autodesenvolvimento

Santo André

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direito e Legislação

Tamires Narcizo de Jesus

8823354617

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Santo André

2015

Todas as pessoas têm o direito e a obrigação de contribuir com o imposto de renda de acordo com a legislação tributária vigente. Dois elementos são necessários para avaliar a capacidade contributiva: O volume de recursos e a necessidades que possuem esses recursos. Os tributos têm como finalidade garantir que o Estado tenha garantias econômicas, este princípio é dividido em dois sentidos, capacidade contributiva absoluta e capacidade contributiva relativa:

Contributiva absoluta: é quando o sujeito possui recursos que demonstrem riquezas passiveis de incidência tributária.

Contributiva relativa: é quando a tributação é definida de acordo com a capacidade do sujeito, ou seja, de acordo com a renda.

Alguns autores defendem o fato de que a contribuição deve ser em caráter pessoal, a capacidade contributiva se define após a dedução de gastos, considerando sua condição econômica, este princípio tem o objetivo de assegurar os direitos do cidadão, que por sua vez sonham com uma norma tributária justa. A justiça fiscal é responsável pela distribuição de rendimentos do Estado, a tributação é uma forma de justiça fiscal. O princípio fundamental da justiça tributária, é que cada pessoa deve pagar os tributos de acordo com sua riqueza, tomando os cuidados necessários para que as pessoas não percam o desejo de adquirir mais riquezas.

A tabela do Imposto de Renda de 2014 demonstra de maneira clara “O Princípio da Capacidade Contributiva”, pois pessoas que tem o rendimento mensal  de até R$1.787,77 são isentas da contribuição, a partir deste valor são definidos os valores de contribuição de acordo com as faixas de rendimento. Sendo assim quanto mais riquezas possuírem maior será sua contribuição.

Referências bibliográficas


O PRINCÍPIO da Capacidade Contributiva como instumento da Justiça Tributária. 24 ago. 2011
. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com