TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Kacey Musgraves

Por:   •  5/4/2021  •  Monografia  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Capítulo 1 da Tese de Doutoramento da Prof.ª Luciana Grassano de Gouvêa Mélo, intitulada ‘“Estado Social e Tributação: Uma Nova Abordagem sobre o Dever de Informar e a Responsabilidade por Infração”

        A tese de doutoramento da Prof.ª Luciana Grassano de Gouvêa Mélo com título “Estado Social e Tributação: Uma Nova Abordagem sobre o Dever de Informar e a Responsabilidade por Infração”. A partir da análise sobre as transformações ocorridas nas relações de tributação no âmbito do Estado Social de Direito, o estudo busca também analisar os aspectos do dever de informar e da responsabilidade por infração. O presente paper abordará mais especificamente o primeiro capítulo do trabalho “O desenvolvimento do Estado Social, a transformação dos Poderes e do Direito Público”.

        Como afirma a prof.ª Luciana Grassano, o Estado Social surgiu como solução à situação vivida no pós-guerra. Isso porque, a sociedade passou a demandar maior participação estatal na regulamentação da vida social, econômica e cultural para propiciar a distribuição de renda e a criação de oportunidades para o proveito dos direitos e liberdades civis (p. 14). Houve, portanto, uma profunda mudança de paradigma sobre o papel do Estado na vida dos cidadãos. Com isso, as constituições passaram a prever mais direitos fundamentais como deveres do Estado, que anteriormente se resumia a proteção da propriedade privada e liberdades individuais.

        A partir disso, o texto aborda os princípios constitucionais consagrados na Constituição Federal de 1988, com foco no princípio da proporcionalidade, que, conforme afirma a  prof.ª Luciana Grassano, se apresenta como instrumento de suma importância para o alcance do equilíbrio dos interesses conflitivos envolvidos,  uma vez que, à medida que a Constituição contempla direitos que garantem a liberdade econômica, será  sempre necessário perquirir se a interferência estatal é legítima ou não (p. 22).

        Apesar de a tese focar na relação do Estado-cidadão com o Fisco-contribuinte, não há como não reparar na importância do papel do Estado em tempos de crise. Nessas épocas, faz-se imprescindível uma atuação mais ativa do Estado para garantir o bem estar social dos cidadãos;  seja no pós-guerra, seja no atual contexto de pandemia.

A situação de caos promove a rara união entre as mais diferentes escolas do pensamento econômico, todas elas certas de que neste momento cabe ao Estado a solução, ou a mitigação, dos efeitos danosos de crises que tem reflexos proeminentes sobre a atividade econômica. E o Estado só conseguirá agir de forma eficiente com o recolhimento de tributos, pois os direitos têm custos, como leciona o Prof. José Casalta Nabais, mas que tais custos devem ser distribuídos de forma proporcional entre os cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com