TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio ambiente tem um grande papel para a sobrevivência de toda nossa humanidade

Por:   •  27/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.200 Palavras (13 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 13
  1. INTRODUÇÃO

O meio ambiente tem um grande papel para a sobrevivência de toda nossa humanidade, e o nosso papel é preservar cada vez mais o nosso meio ambiente como um todo, incluindo a sua fauna e flora. Esta preservação é com o intuito de termos uma boa qualidade de vida, para que os futuros habitantes do nosso planeta possam desfrutar de boa qualidade de vida e viver tão bem quanto nós mesmos.

Cada um de nós tem um grande papel para essa preservação, pois se cada um tiver consciência dos atos que estão praticando e pensar mais nas consequências futuras advindas desses atos, com certeza iremos ter um mundo melhor, e com isso as gerações futuras poderam ter uma melhor qualidade de vida, além de poder continuar com esta preservação para que cada vez mais melhore o nosso planeta e assim chegarmos a um meio ambiente estável e preservado.

Para conseguirmos definir e aplicar o verdadeiro conceito da palavra desenvolvimento sustentável, é necessário muitas mudanças e adaptações, é uma tarefa longa e árdua, mas não impossível. Nosso mundo vive a ascensão da tecnologia e o grande avanço das industrias e das linhas de produção e até mesmo a utilização destes recursos. Mas estes avanços trazem consequências nas quais são irreparáveis e afetam o viver de todos os habitantes do nosso planeta.

O verdadeiro intuito do desenvolvimento sustentável é esse, conciliar o desenvolvimento da tecnologia com a preservação do meio ambiente. Através deste conceito ocorreram várias Conferências internacionais com o intuito de aplicar ao caso concreto essa definição de desenvolvimento sustentável. Propondo nessas conferências, metas a serem compridas por países que assinarem os acordos firmados entre outros países através destas conferências.

Deste elas pode se citar o Protocolo de Kyoto que foi discutido e negociado em Kyoto no Japão, em 1997, firmado entre 55 países, com o intuito de diminuir os gases do efeito estufa pelo menos 5,2%. Estima-se que através deste protocolo a temperatura de todo planeta irá reduzir de 1,4ºC e 5,8ºC até 2100.

Este é apenas um dentre tantos meios para que se possa conciliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente.

 

  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O termo desenvolvimento sustentável ele foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasião da comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento, criada pela ONU, e o que é esse desenvolvimento sustentável ? O desenvolvimento sustentável foi criado para que possamos preservar melhor o meio ambiente, para que possamos atender as necessidades humanas de agora e também das gerações futuras sem que destrua todo o nosso meio ambiente, de forma em que iremos ter uma boa qualidade de vida e de uma forma que não iremos devastar do mesmo.

O desenvolvimento sustentável ele tem um grande papel em nossas vidas, pois precisamos do mesmo para as nossas sobrevivências.Temos que passar a conscientizar mais a populção para que possam ver que o nosso meio ambiente ele não é infinito e sim finito, o melhor para fazermos é pensar em tudo antes de fazer, pois o que mas vemos hoje é um grande disperdicio, sendo que possamos economizar e fazer de tudo que queremos sem precisar de disperdicio algum.

O que mais vemos hoje em dia,  a populção lavando suas calçadas com a mangueira, causando um grande desperdicio de água, sem necessidade alguma, pois simplemente podemos pegar a vassoura e varrer a calçada que iremos atingir o mesmo objetivo, também vemos a populção colocando fogo em lixos que são recolhido de suas casas, em lotes baldios, muitas das vezes parece que não tem conscinêcia alguma da grande polução que está causando e de quanto isso ir prejudicar o meio ambiente, as vezes até tem consciencia, porém não estão dando nenhuma importância do quanto irá prejudicar a todos e ao meio ambiente.

A populaçãoo só vai começar a perceber o quanto prejudica o nosso meio ambiente esses atos que para as mesmas consideram como pequenos, quando comear a faltar gua, mais do que hoje já está faltando, o ar ficar ruim, entre diversas outras coisas. Porm vai ser tarde de mais para que queiram reverter a situação, pois vai estar em um estado de calamidade tão grande, que nada que fizermos irá adiantar, e com isso iremos ter que viver de forma horrível e sem saber o que pode acontecer a qualquer hora, pois o risco vai ser grande de que alguma hora acabe com tudo  que temos de melhor e até mesmo com o básico que precisamos para a sobrevivência.

  1.   Premissas da Sustentabilidade

O autor Ignacy Sachs em 1993, classificou as dimensões da sustentabilidade em cinco, nas quais eram: social, econômica, ecológica, espacial e cultural. Mas através de novas pesquisas o mesmo autor apresentou novas dimensões acerta da sustentabilidade, sendo oito pilares. Segundo ele:

 Quer seja denominado eco desenvolvimento ou desenvolvimento sustentável, a abordagem fundamentada nos objetivos sociais, ambientais e econômicos não se alterou desde o encontro de Estocolmo, na Suécia em 1972 e é válida a recomendação da utilização dos oito critérios distintos de sustentabilidade.

Estes oito novos pilares são:

  • Sustentabilidade Social: que se entende como a distribuição de renda justa e igualdade no acesso aos recursos e serviços sociais reduzindo a pobreza e as desigualdades sociais e promovendo a justiça e a equidade;
  • Sustentabilidade Cultural: prevê o equilíbrio entre o respeito à tradição e à inovação desenvolvendo a capacidade para elaboração de um projeto nacional integrado e endógeno;
  • Sustentabilidade Ecológica: consiste na preservação do potencial do capital natural, por meio da produção de recursos renováveis e da limitação de uso dos recursos não renováveis;
  • Sustentabilidade Ambiental: deve respeitar e realçar a capacidade de autodepuração dos ecossistemas naturais e preservar a biodiversidade;
  • Sustentabilidade Territorial: procura a melhoria do ambiente urbano com o emprego de estratégias de desenvolvimento ambientalmente seguras para áreas ecologicamente frágeis.
  • Sustentabilidade Econômica: desenvolvimento econômico intersetorial equilibrado, segurança alimentar, capacidade de modernização contínua dos instrumentos de produção e razoável nível de autonomia na pesquisa científica e tecnológica;
  • Sustentabilidade da Política Nacional: democracia definida em termos de respeito universal dos direitos humanos, desenvolvimento da capacidade do estado para implementar um projeto nacional, em parceria com todos os empreendedores, com razoável nível de coesão social;
  • Sustentabilidade da Política Internacional: eficácia do sistema de Prevenção de Guerras da Organização das Nações Unidas, na garantia da paz e na promoção da cooperação internacional; controle efetivo do sistema internacional financeiro e de negócios, e do princípio de precaução, na gestão do meio ambiente e dos recursos naturais; um pacote Norte-Sul de co-desenvolvimento, baseado no princípio da igualdade. Prevenção das mudanças globais negativas e proteção da diversidade biológica e cultural.

  1. Conceito Legal de Meio Ambiente

O artigo 3º da Lei 6938/91, traz o conceito legal do que vem a ser Meio Ambiente: “É o conjunto de condições, leis influências e interações de ordem química, física e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas suas formas”.

Segundo Sandro Nahmias Melo:

 O conceito de meio ambiente é unitário, na medida que é regido por inúmeros princípios, diretrizes e objetivos que compõem a Política Nacional do Meio Ambiente. Entretanto, quando se fala em classificação do meio ambiente, na verdade não se quer estabelecer divisões isolantes ou estanques do meio ambiente, até porque, se assim fosse, estaríamos criando dificuldades para o tratamento da sua tutela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com