TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARECER JURÍDICO

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA[pic 1]

BEATRIZ SANTOS ARAGÃO

PARECER JURÍDICO

FEIRA DE SANTANA

2019

PARECER JURÍDICO

Parecer nº 1/2019

Interessado: Prof. Marcos Matos

Ementa: DIREITO PENAL. HOMICÍDIO QUALIFICADO. OMISSÃO DE SOCORRO. CULPADO. INOCENTE. 1) O argumento usado por Adrián em sua defesa é o de que teria sido compelido por Laura Vidal. Entretanto, ela é assassinada e ele é o principal suspeito do crime. 2) Adrián confessa ter matado Daniel afogado após prendê-lo na mala do carro. 3) Adrián, por motivos torpes, é omisso ao acidente, culpado e assassino de Daniel Garrido.

RELATÓRIO

  1. Trata-se de parecer jurídico solicitado pelo Prof. Marcos Matos acerca da culpa ou não de Adrián Doria pela morte de Daniel Garrido.
  2. Adrián, após sair de uma casa com a amante Laura Vidal, cruza um cervo no meio da estrada e acaba adentrando a faixa de Daniel Garrido que derrapa o carro e termina desacordado.
  3. Adrián e Laura checam a vítima e concluem por si só sua morte.
  4. Um carro se aproxima da via, Laura e Adrián deitam o Daniel no banco do carro com fim de escondê-lo.
  5. O motorista do carro, por sua vez, para e procura saber o que houve com o casal.
  6. O casal em defesa de seu caso extraconjugal omite o acontecido, paralelo a isso, omite também socorro à vítima.
  7. Laura inventa uma cena, da qual ela é proprietária do carro de Daniel e Adrián bateu em seu carro sem querer, convencendo o motorista com sua história.
  8. Adrián, portanto, vai esconder o corpo e carro de Daniel em um lago após o casal colocar a vítima na mala do carro. Entretanto, nesse ínterim, Daniel acorda, e Adrián ciente de seus movimentos na mala, continua a empurrar o carro da vítima em direção ao lago.
  9. Laura, em posse dos documentos e celular de Daniel espera Adrián na via.
  10. Aproxima-se mais um carro do local, tal qual para e oferece ajuda à Laura, que finge ser dona da BMW de Adrián, a qual, por sinal, não funciona.
  11. Quem oferece ajuda é Tomás Garrido, pai de Daniel. Ele leva Laura para sua casa para que possa concertar seu carro.
  12. Desse modo Laura descobre o parentesco de Tomás e Daniel.
  13. Oportunamente ela deixa o celular de Daniel no sofá da família, que nesse ponto já está preocupada com o sumiço do rapaz.
  14.  Entretanto, Elvira Garrido, esposa de Tomás, com certeza de que Daniel tinha levado o celular, o encontra no sofá e logo desconfia de Laura Vidal que estava no momento que o vê.
  15. Por fim, ao entregar o carro, Tomás e Elvira a observa regular o banco e ir embora.
  16. Laura e Adrián ao final do dia se encontram na estrada e seguem caminho à Barcelona. 
  17. Em seguida, o casal decide vender o carro a um desmanche, e Adrián faz um BO na delegacia afirmando que seu carro havia sido roubado.
  18. É o relatório, passo a opinar.

FUNDAMENTAÇÃO

  1. A priori, o acusado confessa ter cometido o homicídio qualificado por asfixia mediante afogamento, de Daniel Garrido, dentro da mala do próprio carro lançado em um lago no depoimento à falsa advogada de defesa.
  2. Ainda nesse depoimento, Adrián diz que foi coagido por Laura a omitir socorro.
  3. Outrossim, existem passagens e reservas de hotéis que o retiram da cena do acidente em tal data. Entretanto, as passagens e reservas não contém provas de que ele efetivamente esteve lá e ele as usou como álibi para poder sair com Laura sem que a esposa Sonia descobrisse.
  4. Além disso, o BO de que seu carro teria sido roubado tornou-se inconsistente após Tomás ter testemunhado que Laura esteve em sua casa em uma BMW placa 0862JFV, sendo esta de Adrián.
  5. Adjunto a tal depoimento, Tomás relata comportamento anormal de Laura, com a recusa de um guincho preferindo a ajuda de um estranho, pois poderia ter algo a esconder. Ademais, a regulação do banco de motorista do carro que ela disse ser dela, é considerado ato anormal já que ela estava dirigindo com consequentemente banco já ajustado. Tira-se disso a conclusão de que não estava sozinha, não queria ser percebida por autoridades e provavelmente essa pessoa seria Adrián Doria.
  6. Em consonância, a omissão do socorro à vítima do acidente na via já deixa claro desprezo e desafeto à vida, sendo tal ato não só moralmente condenável, como também constitucionalmente.
  7. Do mesmo modo, as motivações alegadas para que o socorro não fosse prestado, não passam de fúteis e maquiavélicas, foi de que com a divulgação de seu caso extraconjugal, o Sr. Doria perderia aquisição no mercado e consequentemente difamaria sua empresa e nome adjunto ao fim de sua família. Adrián submete-se ao extremo para manter seu império da Global Go Tech Media, mesmo custando-lhe uma vida.
  8. Juntamente, o inesperado encontro de Laura Vidal com a família Garrido após o ocorrido pode tê-la feito reconsiderar o acontecido a ponto de estar disposta a entregar informações de onde estaria Daniel, comprometendo assim o acusado e suas prioridades, são elas: seu império empresarial e família. Tornando-a, desse modo, uma ameaça.
  9. A posterior suspeitosa morte da amante Laura Vidal, e o pressuposto de que Adrián a matou, por seu silêncio, nos incube a contestar os escrúpulos desse cidadão e deixa a duvidar de sua explicação, a qual foi incutido por Laura a cometer os delitos. Se verossímil, tal pressuposto não teria sentido.
  10. Adrián, preso em flagrante na cena do crime de Laura Vidal claramente a assassinou para que ela não se entregasse e consequentemente não o entregasse à justiça sobre o que aconteceu com Daniel Garrido.

DISPOSITIVO

  1. Ante o exposto, posiciono-me a favor da culpa de Adrián Doria perante a morte de Daniel Garrido, tendo em vista sua confissão e claras provas contra sua conduta.
  2. É o parecer.

Feira de Santana (BA), 15 de março de 2019.

Beatriz Santos Aragão

Estudante em Direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com