TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Parecer Jurídico

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

Discente: Andréia Cristina Gomes Nascimento                RA: 1570204611

Docente: Daniela Teixeira

PARECER

EMENTA: AÇÃO CIVIL,REVISIONAL DE ALIMENTOS, SEM ÊXITO, AVÓS PATERNOS, IMPOSSIBILIDADE DE PRESTAÇÃO PELO GENITOR.

I- INTRODUÇÃO

        Trata-se de um parecer solicitado pela Senhora Maria Murard, mãe da menor Fabrícia Murard, com a finalidade de resolver as problemáticas: "Há possibilidade jurídica de propor uma ação de alimentos em face dos avós paternos? Qual ação seria? Qual o fundamento jurídico para a propositura da ação?”

II- FUNDAMENTAÇÃO

Quanto ao primeiro questionamento, existe não somente a possibilidade, mas também a obrigação do pagamento dos alimentos através dos avós, não discriminando a lei, se paternos ou maternos. Segundo o Artigo 1.696 do CC/02, “O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros.”

Desta forma, é devida a propositura da ação de alimentos em face dos avós.

(V.v.) FAMÍLIA. ALIMENTOS. AVÓ. CONDIÇÃO EM QUE SE OBRIGA PELA PRESTAÇÃO. INCAPACIDADE FINANCEIRA DO GENITOR. - O dever à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filho, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros. Na falta dos ascendentes cabe a obrigação aos descendentes, guardada a ordem da sucessão e, faltando estes, aos irmãos, assim germanos como unilaterais. - Os avós estão obrigados a prestar alimentos ao neto, se o genitor deste não estiver em condições de concedê-lo, inclusive diante da incapacidade de o pai cumprir com sua obrigação, inadimplente durante meses, e sem que o credor tivesse algum êxito no processo de execução em curso. (V.V.) Apelação Cível - Direito de Família - Alimentos - Impossibilidade de Prestação pelo Genitor - Complementação - Avós - Possibilidade - Responsabilidade "Restritiva" - Artigo 1.696 do CC - Ação Ajuizada contra os Avós Paternos - Chamamento ao Processo dos Avós Maternos - Litisconsórcio Passivo Necessário - Artigo 1.698 do CC - Precedentes do STJ. - A teor do disposto nos artigos 1.696 e 1.698 do Código Civil, frustrada a obrigação alimentar principal, de responsabilidade dos pais, os avós poderão ser acionados para prestar alimentos ao neto de forma "restritiva", formando um litisconsórcio passivo necessário. Todavia, a obrigação subsidiária deve ser diluída entre os avós paternos e maternos na medida de seus recursos, diante de sua divisibilidade e possibilidade de fracionamento.

(TJ-MG   , Relator: Dárcio Lopardi Mendes, Data de Julgamento: 12/12/2013, Câmaras Cíveis / 4ª CÂMARA CÍVEL).

No que concerne ao

II- CONCLUSÃO

        Este estudo foi conduzido de forma a trazer soluções visando à proteção do meio ambiente sem que se afete o desenvolvimento econômico. Outro aspecto importante é a tentativa de se criar mecanismos de reparação de danos já causados pelo crescimento econômico desenfreado gerado pelo capitalismo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com